Retenção de Líquidos
A retenção de líquidos é algo comum e está relacionada sobretudo com o estílo de vida. Provavelmente, já deve ter sentido um aumento repentino de peso quando muda a sua rotina alimentar.
Como podemos aumentar de peso num curto intervalo de tempo?
O nosso corpo é constituído maioritariamente por água e, este equilíbrio é regulado naturalmente e na maioria das vezes revertido na plenitude sem tomarmos nenhuma medida.
No entanto, existem situações em que o corpo não consegue regular-se autonomamente e a consequência será a saída de água dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo, levando à sensação de ”inchaço” (edema) com retenção de líquidos. Os sintomas incluem distensão abdominal, corpo cansado, especialmente as pernas, e “inchaço”, com maior propensão pelos tornozelos, mãos e pés.
As causas mais comuns da retenção de líquidos são: a pressão atmosférica das viagens de avião, assim como as longas horas sentado, alterações hormonais, alimentação rica em sal, alguns medicamentos, como o utilizado para controlar a pressão arterial, assim como algumas doenças, tanto cardiovasculares como circulatórias.
Para evitar a retenção de líquidos, recomendamos:
A Redução da ingestão de sal na sua alimentação, assim como todos os alimentos e produtos alimentares, especialmente os mais processados que contêm um elevado teor de sal. O sódio é um dos componentes do sal de cozinha e pela sua natureza, liga-se à agua, daí que seja recomendado o uso moderado. Se controlar a ingestão de sal e comidas processadas vai poder controlar a retenção de líquidos.
Aumentar a ingestão de micronutrientes, presente em alguns dos alimentos abaixo referidos:
- Magnésio presente na banana, cereais integrais, vegetais de folhas verdes e
chocolate negro; - Vitamina B6 presente nas nozes, carne, batata e banana;
- Potássio presente na banana, abacate e tomate;
- Evitar hidratos de carbono simples, como farinhas refinadas e alimentos açucarados. O estímulo da insulina causado pela ingestão destes alimentos, conduz à reabsorção de sódio pelos rins e consequentemente à retenção de água;
- Manter-se activo de forma a estimular a circulação;
- Beber mais água, uma vez que quanto mais água bebe mais é eliminada e diminuem os líquidos retidos. Se tivermos hidratados são excretadas toxinas acumuladas.
Estas são algumas dicas que podem melhorar o seu desconforto. Contudo, se o problema persistir deve consultar um médico para entender a origem da retenção hídrica.