Gorduras saudáveis
Hoje falamos sobre as fontes de gorduras saudáveis. Destacamos o óleo de coco, o abacate, a manteiga de amendoim e o azeite.
Óleo de Coco, uma das gorduras saudáveis com mais vantagens
O óleo de coco aumenta o funcionamento e a eficácia do metabolismo. É uma das melhores gorduras saudáveis e representa uma fonte rica em triglicéridos de cadeia média, que são rapidamente absorvidos pelo organismo, potenciando assim, de forma natural, o número de calorias usadas pelo corpo humano.
Se assim acontece a redução de gordura será facilitada pela própria gordura, não é estranho? Precisamos de gorduras para degradar as gorduras existentes no organismo de forma eficiente?
Sim, é exactamente assim. Segundo os estudos existentes se consumirmos entre 15 a 30 gramas de óleo de coco, por dia, podemos aumentar o nosso gasto calórico até 120 calorias diárias. Este óleo ajuda também no funcionamento do cérebro. Para além do poderoso contributo para a utilização de gorduras de um modo geral, não só as gorduras saudáveis, os triglicéridos de cadeia média têm a capacidade de se tornarem em cetonas, nesse sentido, podem também ser o combustível para as funções cerebrais.
Nestes estudos existem também referências ao papel positivo que o óleo de coco pode ter nas doenças que afectam o cérebro.
- Contribui para a diminuição da gordura perigosa, a gordura visceral e tem também a capacidade de ajudar na definição muscular;
- Funcionamento do Fígado.
Fundamentalmente o Fígado é um filtro que se livra das toxinas indesejadas.
Existem estudos que revelam que as funções protectoras do óleo de coco podem ajudar a defender o Fígado dos malefícios do álcool, por exemplo. O consumo regular deste óleo vai permitir reforçar o trabalho do fígado e expô-lo muito menos às toxinas.
Para além destes benefícios, os estudos existentes referem que a actividade das enzimas benéficas, ao nível do fígado, também aumentam, o que faz com que o óleo de coco seja uma das gorduras saudáveis em destaque.
Outras vantagens do óleo de coco:
- Anti-inflamatório (Os estudos evidenciam que o uso regular desta gordura pode diminuir a quantidade de inflamações do corpo);
- Redução do stress oxidativo, o que beneficia muito o controlo dos radicais livres que comprometam a definição muscular e a própria saúde.
Na nossa opinião, esta gordura, pelas características que tem, deve ser usada diariamente em substituição da manteiga de origem animal, por exemplo.
Abacate
Benefícios:
- Hidratação da pele;
- Hidratação de Cabelo;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Antioxidante;
- Controlo do colesterol;
- Reforça o sistema imunitário;
- Previne a aterosclerose.

Dentro das gorduras saudáveis, o Abacate tem um papel positivo também na performance desportiva. Este fruto é rico em vitamina C e tem um papel importante na renovação da pele, garantindo a elasticidade da mesma. Efectivamente o abacate ajuda na manutenção da pele.
Em termos metabólicos, o abacate, ajuda a metabolizar as gorduras e aumenta a sua utilização, o que dá sentido à fama que é uma boa gordura.
Outro beneficio poderoso é o impacto que o abacate tem no controlo da produção do cortisol, a chamada hormona do stress que nos faz ganhar massa gordura na barriga. O abacate ajuda a reduzir a quantidade de cortisol e por essa razão ajuda no controlo da gordura corporal.
É ainda bastante poderoso na inibição do apetite pelo poder de saciedade que tem. Há imensas razões fisiológicas e estécticas para escolher o abacate como uma das fontes de gordura do seu dia a dia. O Abacate ocupa um espaço importante dentro das gorduras saudáveis.
Manteiga de amendoim
A manteiga de amendoim é outra fonte de gordura boa. Os benefícios são semelhantes aos das outras gorduras saudáveis presentes ao longo deste artigo.
- Controlo do colesterol;
- Fonte proteica;
- Antioxidante.
Como é uma boa fonte de vitamina E, a manteiga de amendoim é excelente no combate aos radicais livres.
- Controlo da pressão arterial – A presença da arginina leva a um relaxamento arterial que facilita o fluxo sanguíneo, o que é óptimo quer para o treino, quer para a recuperação, fundamentalmente na musculação.
- Saciedade e regulação do trânsito intestinal – Como tem uma significativa quantidade de fibras apresenta uma excelente sensação de saciedade e ajuda bastante na regulação do transito intestinal. Estes dois factores são primordiais no processo de emagrecimento.
Azeite Extra-virgem
Quais os benefícios do azeite?
- Controlo do colesterol;
- Prevenção da aterosclerose;
- Os antioxidantes presentes no azeite são importantes para a prevenção das doenças do coração, cancro e diabetes tipo 2;
- Anti-inflamatório;
- Reforço do sistema imunitário;
- Controlo da pressão sanguínea, visto que favorece a vasodilatação dos vasos sanguíneos.
Aconselhamos o azeite extra-virgem por manter todas as boas características do produto. A acidez não deve ultrapassar 0,8%.
Apesar de ser uma fonte de gordura excelente e de entrar na classificação das gorduras saudáveis, o azeite continua a ser uma gordura e não devemos ultrapassar as nossas necessidades diárias.
Por outro lado, o azeite deve ser consumido cru, visto que quando o fervemos perde as suas características e passa de gordura boa a gordura má. Para fazer bifes, por exemplo use o óleo de coco que aguenta altas temperaturas.