Aulas em grupo no ginásio ou em streaming
As aulas em grupo no ginásio ou em streaming passaram a ser uma realidade comum a partir da pandemia. Muitas pessoas continuaram a trabalhar em casa e estas aulas têm permitido manter os treinos. A revista revista saber viver entrevistou João Paulo Canas, a propósito do treino online.
Há cada vez mais sites e apps com aulas de fitness em streaming. O que torna estas aulas ao vivo tão populares?
O treino online veio criar a possibilidade de treinar fora do ginásio e resolver um problema de fundo que é o acesso ao treino, uma vez que só através do treino regular é que é possível atingir resultados. Existe uma grande frustração de quem treina e não tem resultados. Estas novas possibilidades dão resposta às necessidades das pessoas que não conseguem manter um padrão suficiente de idas ao ginásio, para atingir objectivos, daí a popularidade crescente do treino online. Quer sejam aulas em grupo no ginásio ou em streaming é importante manter a disciplina e o foco.
Quais são os benefícios das Aulas em grupo no ginásio ou em streaming?
O maior benefício das aulas em grupo no ginásio ou em streaming é aumento das possibilidades de prática. As pessoas não se restringem ao ginásio, passam a conceber treinar no domicílio e nos espaços públicos. Sabendo que só é possível alterar a composição corporal quando se treina 4 horas e 10 minutos, por semana, o aumento das possibilidades de prática, através do treino online permite que, entre segunda-feira e domingo, de todas as semanas, o praticante possa ter a regularidade necessária que lhe permita obter resultados.
Nota: A referência de tempo de treino semanal é do A.C.S.M. (Colégio Americano para a medicina desportiva) como apresentamos num post no nosso blog.
Há vantagens, mas também desvantagens. Quais são?
As aulas em grupo no ginásio ou em streaming são aulas massificadas, padronizadas e criadas para um aluno tipo (abstrato) que, na verdade, não existe. Para uns serão demasiado difíceis, para outros demasiado fáceis.
A maior desvantagem prática, em ambos os casos, é a ausência de intervenção directa do treinador na correcção dos erros dos praticantes e consequentemente o risco de lesão. No modelo conceptual preconizado pelas aulas de grupo nos ginásios, os treinadores ficam no “palco” e não vão ajudar o aluno a executar correctamente o que é pedido. Nas aulas em streaming as correcções são impossíveis.
Neste sentido, a ausência de um planeamento adequado às necessidades e possibilidades de cada praticante e do grupo, bem como a impossibilidade de serem feitas correcções, são as maiores limitações destas aulas. Reforçamos que nas aulas em grupo no ginásio ou em streaming, a atitude com que se vai para o treino é decisiva para ter resultados.
Acha que estas aulas podem substituir completamente um ginásio?
Cada praticante é uma realidade própria, com as suas características morfológicas, cardiovasculares e passado desportivo. As aulas em streaming não têm em linha de conta a individualidade e por essa razão as aulas podem tornar-se muito difíceis ou muito monótonas, dependendo das capacidades individuais.
O conceito desenvolvido pela Fiquemforma, a realização do treino no domicílio e outdoor, com o recurso a uma plataforma de treino online, é uma alternativa aos ginásios. É essa a apreciação que fazemos do contacto que temos diariamente com os nossos clientes que, há diversos anos desenvolvem a sua prática desportiva nestes moldes, com resultados concretos. A regularidade com que as pessoas fazem aulas em grupo no ginásio ou em streaming, nunca é tão forte quando aderem ao serviço da Fiquemforma, visto que ter um compromisso com o personal trainer, faz toda a diferença.
Considera que esta é uma forma de treino popular em Portugal?
Cresce efectivamente o número de pessoas que treinam em suas casas e na rua, recorrendo a plataformas de treino online.
A deslocação ao ginásio, por vezes, é o que impede as pessoas de irem treinar. É sabido que sem a regularidade necessária está-se sempre a perseguir o objectivo, sem nunca o atingir, de facto.
Muitos dos praticantes de exercício físico, apesar de fazerem exercício, não deram ainda um salto consistente, com resultados mensuráveis, em termos de condição física e em termos de composição corporal.
As aulas em grupo no ginásio ou em streaming são um meio de acesso à prática, mas não resolvem todas as equações relativamente ao treino.
8. Quais os melhores sites/apps para quem quer fazer aulas de grupo no conforto do lar?
Não consigo responder-lhe, uma vez que não os conheço todos. Posso dar-lhe o exemplo da Fiquemforma que disponibiliza programas de treino online personalizados para quem quer atingir resultados de redução de peso, aumento de massa muscular, corrida e trx. Creio mais no conceito da Fiquemforma, uma vez que os treinos são desenvolvidos de forma personalizada, com base nas características clinicas e morfológicas de cada praticante. Nas aulas em grupo no ginásio ou em streaming é importante que as pessoas realizem correctamente os movimentos, esse deve ser o critério fundamental.