Quantas horas treina numa semana?
Quantas horas treina numa semana, num trimestre, num semestre e num ano? Este é um tema que nos diz muito. Efectivamente o tempo que se treina em cada semana determina os resultados, seja qual for o objectivo. Quanto mais mensurarmos tudo o que se relaciona com o treino, mais conseguimos justificar o porquê dos resultados ou a ausência deles.
Pensando no número de horas que tem uma semana, são 168 horas. Então, se uma semana tem 168 horas e apenas treina uma hora, mesmo não tendo formação na área da educação física, é bastante claro que 1 hora em 168 não tem expressão. Quando colocamos então estes números num plano mensal, trimestral e anual a situação é ainda mais perceptível.
O treino que realiza num mês, num trimestre, num semestre e um ano?
Se pensarmos em meses de 30 dias, um mês tem 720 horas. Se treinar 1 hora ou duas horas por semana, treina entre 4 a 8 horas em 720 horas.
Um trimestre tem 2160 horas, se treinar 1 ou 2 vezes por semana, treina entre 12 a 24 horas em 2160 horas.
Um semestre tem 4320 horas, se treinar 1 ou 2 vezes por semana, treina entre 24 a 32 horas em 4320 horas.
Um ano tem 8640 horas, se treinar 1 ou 2 vezes por semana, treina entre 48 a 96 horas em 8640 horas.
Além de quantas horas treina numa semana, temos de pensar na intensidade.
Para além das questões relacionadas com o tempo despendido no treino, temos também de dar atenção à intensidade com que se treina. Se o padrão é intermitente, se treina 1 ou 2 horas numa semana, noutra não treina, depois volta a treinar 1 hora, depois volta à situação de não treino, nunca vai poder treinar numa intensidade que lhe permita alterar a condição física, de modo a que possa atingir resultados.
Consumo calórico deve depender de quantas horas treina numa semana
À parte destas duas grandes questões, vem a questão do consumo calórico. Se não tem noção de quantas horas treina numa semana, tendo por referencia o tempo que o colégio americano para a medicina desportiva (ACSM) recomenda, as 5 horas por semana, para poder ter uma boa composição corporal e se ultrapassar as suas necessidades calóricas, um ou mais dias por semana, seja em alimentos, seja em bebidas alcoólicas, tem logicamente comprometidas as possibilidades de obter resultados. Sejam eles de aumento de massa muscular, sejam eles de redução de gordura.
Esta é a verdade que passamos aos nossos alunos, sempre. A melhor forma de gerir as expectativas é conhecer a verdade e no que toca a resultados, o treino e a alimentação são sinalizações, é assim que o nosso organismo funciona e efectivamente existe um estilo de vida que leva a uma boa composição corporal e uma boa aptidão física e existe um estilo de vida que leva a uma má composição corporal e a uma má aptidão física, ou se está na zona saudável ou se está fora dela, não existe meio-termo.
Programe a sua alimentação partindo de um principio: quantas horas treina numa semana
O treino tem de ganhar à ingestão de calorias nefastas. Saber quantas horas treina numa semana é absolutamente crucial. Não é a nossa posição que devamos radicalizar os comportamentos alimentares e não possamos ingerir álcool ou açucares, agora o treino tem de levar larga vantagem e pode seguramente ser um meio para se estar mais à vontade com a comida. Tudo depende sempre do objectivo e da meta que se propõe atingir.
Apesar de tudo, na Fiquemforma, temos alunos que treinam apenas uma vez por semana com personal trainer, mas têm acesso à nossa plataforma de treino online onde têm os restantes treinos para poderem treinar o número de horas recomendadas. Temos também programas para duplas, triplas e grupos, onde os preços são proporcionalmente mais baixos e por conseguinte o cliente pode alterar o padrão de quantas horas treina numa semana e treinar mais horas.
Última sugestão: pense no seu treino de segunda a domingo!