Treino com Kettlebell
O treino com Kettlebell permite um trabalho muito completo. O kettlebell é um dos instrumentos de treino mais completos que podemos utilizar na nossa rotina de treino. Uma das grandes vantagens na utilização do Kettlebell é a dinâmica entre exercícios que podemos criar. O facto de se passar facilmente de um movimento/exercício para outro, torna o treino muito dinâmico e motivador.
Já trabalhou força e resistência no mesmo exercício?
O Kettlebell apresenta uma grande diversidade de movimentos que vão permitir desenvolver várias capacidades físicas, tais como, a força e a resistência muscular e cardiovascular. A componente cardiovascular é facilmente trabalhada com o Kettlebell, não só pela dinâmica referida anteriormente, mas também pelo facto de se puderem utilizar exercícios gerais com a participação de vários grupos musculares. Por si só o kettlebell exige um constante trabalho postural e ao serem acrescentados exercícios mais gerais, aumentamos ainda mais a exigência cardiovascular.
Variações de intensidade
No treino com Kettlebell podemos fazer circuitos de treino bastante intensos. O kettlebell pode também ajudar a trabalhar a componente cardiovascular no caso de lesões em que haja impedimento na realização de marcha, corrida ou saltos.
Segurança na realização dos exercícios no treino com Kettlebell
Contudo e à semelhança dos outros instrumentos de treino, é necessária a realização correcta dos exercícios a fim de se evitarem lesões, o que pressupõe um acompanhamento por parte de um profissional da área.
Se estiver numa fase inicial de aprendizagem do treino com Kettlebell, aconselhamos pesos até 8kg para as mulheres e até 12kg para os homens.
Em termos de volume de treino, e devido à grande intensidade que podemos colocar neste tipo de treino, recomendamos a realização de circuitos até 3/4 exercícios, fazendo 3 a 5 séries por circuito.
Fonte: Fiquemforma (DI)