Dormir uma boa noite de sono queima calorias
Temos vindo a falar nesta problemática com alguma regularidade, dormir uma boa noite de sono queima calorias, de facto. Efectivamente a quantidade e a qualidade do sono são condições que influenciam fortemente os resultados, num processo de emagrecimento.
Semana padrão de noites mal dormidas
- Segunda-feira – 6 Horas (Sensação de cansaço ao acordar);
- Terça-feira – 6 Horas (Sensação de cansaço ao acordar);
- Quarta-feira – 7 horas (Sensação de sono reparador);
- Quinta-feira – 6 horas (Sensação de cansaço ao acordar);
- Sexta-feira – 6 horas (Sensação de cansaço ao acordar);
- Sábado – 8 horas (Sensação de sono reparador);
- Domingo – 8 horas (Sensação de sono reparador).
Partindo deste padrão, quantas horas de sono estão em déficit por dia da semana, anualmente?
- 52 Segundas-feiras (Menos 2 horas de sono que o recomendado) Total ano – 104 horas a menos;
- 53 Terça-feira (Menos 2 horas de sono que o recomendado) – Total ano – 106 horas a menos;
- 52 Quarta-feira (Menos 1 hora de sono que o recomendado) – Total ano – 52 horas a menos;
- 53 Quinta-feira (Menos 2 horas de sono que o recomendado) – Total ano – 106 horas a menos;
- 52 Sexta-feira (Menos 2 horas de sono que o recomendado) Total ano – 104 horas a menos;
- 52 Sábado (Dormiu as horas de sono recomendas) Sono dentro das recomendações;
- 53 Domingo (Dormiu as horas de sono recomendas) Sono dentro das recomendações.
Total anual de horas de sono em défice
Partindo deste exemplo de uma semana padrão, são 472 horas de privação de sono, por ano. Neste caso específico, e tendo em conta que uma semana completa tem 168 horas, esta “pessoa abstracta” que é bastante representativa, não dorme 2,81 semanas por ano. Neste exemplo, ao fim de uma década, houve uma privação de sono de 28 semanas, o que equivale a 40704 horas.
Dormir uma boa noite de sono queima calorias, o que ajuda a ter uma boa composição corporal
A privação de sono influencia bastante a saúde e a própria longevidade. Diversos estudos têm confirmado que não dormir o suficiente afecta bastante a composição corporal e cria maiores dificuldades em perder peso, mesmo fazendo exercício. É importante descansar, mais que não seja porque dormir uma boa noite de sono queima calorias, e ajuda no controlo do peso.
A Annals of Internal Medicine refere que duas noites de sono incompletas, têm potencial para condicionar o metabolismo. Neste processo é produzida uma hormona que provoca fome, a ghrelina e é reduzida a substância que reduz o apetite, a leptina. Na prática, esta situação leva a um aumento do aporte calórico em 20%.
O American Journal of Clinical Nutrition reforça este estudo e traduz estes dados em termos calóricos, ao referir que uma noite de pouco sono e de má qualidade, pode provocar o aumento de consumo alimentar em 300 calorias. A grande vantagem em dormir o suficiente é não precisarmos de ingerir mais calorias, além disso, ainda as consumimos, visto que dormir uma boa noite de sono queima calorias.
Descanso também é treino
É durante o sono que o nosso organismo se regenera. A hormona do crescimento é libertada e nós podemos efectivamente recuperar das actividades quotidianas, bem como recuperar das actividades físicas como o treino. Costuma-se dizer que o descanso também é treino e de facto, é parte integrante do treino. Sem descanso não ocorrem os processos metabólicos necessários à reparação e construção dos tecidos musculares.
Porque é que dormir uma boa noite de sono queima calorias?
Num organismo treinado, com uma boa condição física, a queima de gordura é mais efectiva e, durante o sono podemos consumir por volta de 300 calorias. As pessoas associam sempre a queima calórica a esforço físico, mas dormir uma boa noite de sono queima calorias. Já pensou bem? 300 calorias queimadas enquanto dorme?
Podemos aumentar as possibilidades de queimar gordura enquanto dormimos, mas para isso temos de ingerir gorduras de boas fontes, como a manteiga de amêndoa, por exemplo. Veja que refeições pode fazer, antes de dormir, que lhe garantam uma boa qualidade do sono, porque quanto melhor dormir, mais calorias gasta. Se tivermos em conta que dormir uma boa noite de sono queima calorias, será muito mais fácil controlar o peso corporal.
Este processo é fundamental para o emagrecimento, visto que a sustentabilidade da massa muscular é determinante para a queima de gordura. O músculo é também ele um queimador de gordura, portanto, quando conseguimos acertar as contas com o sono, estamos a gastar mais calorias directa e indirectamente e a ingerir menos calorias.
Dormir uma boa noite de sono queima calorias – Vantagens de uma boa noite de sono:
- mais energia para as tarefas diárias;
- maior gasto calórico;
- menor consumo de alimentos;
- mais capacidade de concentração;
- melhor memória;
- muito menos apetite;
- melhor saúde cardiovascular.
Nunca sentiu que quando passa uma má noite de sono tem muito mais fome no dia seguinte?
Se as funções cerebrais não fizerem uma boa recuperação a sensação de fome, no dia seguinte, é muito superior, o que irá condicionar muito o emagrecimento.
Por fim, atenção às dietas restritivas, se for dormir com fome vai por em causa o normal funcionamento do seu metabolismo. Em sentido oposto, sem forme, vai poder consumir gorduras enquanto dorme, pois de facto dormir uma boa noite de sono queima calorias, particularmente as gorduras.