Como ter mais massa muscular?

fiquemforma - blog - aumento massa muscular

Aumento da massa muscular

É a massa muscular que nos confere uma boa qualidade de vida e ter músculos saudáveis irá fazer a diferença, particularmente, nas populações seniores. A saúde dos músculos irá determinar se nos conseguimos sentar e levantar de uma cadeira, andar, passear e mantermos a autonomia em actividades tão elementares como tomar um banho. Não obstante, esta busca e interesse para aumentar a massa muscular tem o reverso da medalha, a pressa e o desconhecimento. Normalmente as pessoas procuram resultados rápidos, sem fazerem uma boa caracterização e sem colocarem em causa a forma como treinam e como se alimentam. Neste artigo vamos apresentar os factores mais críticos para a obtenção de resultados.

Ausência de caracterização do nível de condição física e da qualidade da alimentação

Em primeiro lugar, não é possível obter resultados em termos de composição corporal sem alterar a condição física. Normalmente, as mesmas pessoas que têm muita pressa em atingir resultados são as mesmas que treinam há anos, mas sem regularidade, sem consistência e sem método. A execução técnica e o bom domínio dos movimentos é um pré-requisito para alcançar resultados. Por outro lado, treinar só força e não treinar cardio vai comprometer os resultados, o inverso também é verdade. O que propomos é que se faça sempre uma caracterização do treino e dos hábitos alimentares através de uma avaliação física onde se medem parâmetros como a composição corporal, o batimento cardíaco de repouso e a pressão arterial para que possamos traçar um perfil do praticante. A partir dessa realidade concreta fazer a caracterização da alimentação, nomeadamente, em termos das necessidades dos macronutrientes. Não é possível ter resultados se precisamos de 100 gramas de proteína por dia e ingerimos 40 na maior parte dos dias e para piorar a situação, como estas pessoas não se sentem saciadas vão ingerir mais hidratos de carbono e gorduras do que efectivamente precisam. Assim é com a hidratação, que costuma ficar bastante aquém das necessidades.

Normalmente, dizem-nos: “mas pesar os alimentos, que obsessão!” Nós contrapomos, costuma abastecer o seu carro a diesel com gasolina? Se o fizer ele avaria, certo? Basta fazer este procedimento durante uns dias para ter uma noção do que efectivamente precisa para o seu organismo se manter equilibrado. Noutros artigos aqui no blogue da Fiquemforma desenvolvemos a discussão entre musculação e treino em circuito, ou funcional. Efectivamente o treino em circuito 2 a 3 vezes por semana com personal trainer, contendo a dimensão cardio e a dimensão força, será muito mais eficaz em termos de ganhos de capacidade física e composição corporal do que a musculação 2 a 3 vezes por semana com personal trainer. Para termos ganhos de massa muscular de forma natural não chega treinar 2 a 3 vezes por semana. Conheça os nossos programas de treino.

fiquemforma - blog - aumento massa muscular
Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes