Como ter mais massa muscular?

Aumento da massa muscular

É a massa muscular que nos confere uma boa qualidade de vida. Ter músculos saudáveis irá fazer a diferença, particularmente, nas populações séniores. A saúde dos músculos irá determinar se nos conseguimos sentar e levantar de uma cadeira, andar, passear e mantermos a autonomia em actividades tão elementares como tomar um banho. Não obstante, esta busca e interesse para aumentar a massa muscular tem o reverso da medalha, a pressa e o desconhecimento. Normalmente, as pessoas procuram resultados rápidos sem fazerem uma boa caracterização e sem colocarem em causa a forma como treinam e como se alimentam. Neste artigo vamos apresentar os factores mais críticos para a obtenção de resultados.

Homem a flectir os braços, mostrando a massa muscular, o fundo da imagem é preto.

Ausência de caracterização do nível de condição física e da qualidade da alimentação

Em primeiro lugar, não é possível obter resultados em termos de composição corporal sem alterar a condição física. Normalmente, as mesmas pessoas que têm muita pressa em atingir resultados são as mesmas que treinam há anos, mas sem regularidade, sem consistência e sem método. A execução técnica e o bom domínio dos movimentos pré-requisito para ganhar massa muscular e perder gordura. Por outro lado, treinar só força e não fazer cardio vai comprometer os resultados e a massa muscular, o inverso também é verdade.

O que propomos é que se faça sempre uma caracterização do treino e dos hábitos alimentares através de uma avaliação física, onde se medem parâmetros tais como, a composição corporal, o batimento cardíaco de repouso e a pressão arterial, para que possamos traçar um perfil do praticante. A partir dessa realidade concreta deve fazer a caracterização da alimentação, nomeadamente, em termos das necessidades dos macronutrientes, porque sem uma boa conjugação deles a massa muscular fica comprometida.

Não é possível ter resultados se precisamos de 100 gramas de proteína por dia e ingerimos 40 gramas, na maior parte dos dias e, para piorar a situação, como estas pessoas não se sentem saciadas vão ingerir mais hidratos de carbono e gorduras do que efectivamente precisam. Assim é com a hidratação, que costuma ficar bastante aquém das necessidades.

Nós entendemos que a frustração de treinar e não obter resultados é muito mais difícil de gerir que a necessidade de alterar padrões, manter a disciplina e a organização da alimentação constante. Mesmo em termos sociais, esta questão aparece muitas vezes, entre grupos de amigos.

O exemplo clássico é o jantar de amigos. O atleta também gosta de ter vida social, mas muitas vezes a escolha do restaurante é um problema. Por exemplo, se só houver pizza há um constrangimento para quem quer ter uma refeição completa. O problema da pizza é que normalmente ultrapassa as necessidades de hidratos de carbono e de gorduras, o que cria um problema para quem organiza e planifica a sua dieta criteriosamente.

Como ter mais massa muscular? Pesar os alimentos é o caminho?

Normalmente, dizem-nos: “mas pesar os alimentos, que obsessão!”

Nós contrapomos, costuma abastecer o seu carro a diesel com gasolina? Se o fizer ele avaria, certo? Basta pesar os alimentos durante uns dias para ter uma noção do que efectivamente precisa para o seu organismo se manter equilibrado. A nossa perspectiva é que existem acções muito simples e concretas que acabam com a interrogação permanente de como ter mais massa muscular.

Noutros artigos, aqui no blogue, desenvolvemos a discussão entre musculação e treino em circuito, ou funcional.

fiquemforma - blog - aumento massa muscular

Efectivamente, o treino em circuito 2 a 3 vezes por semana, com personal trainer, contendo a dimensão cardio e a dimensão força, será muito mais eficaz, em termos de ganhos de capacidade física e composição corporal , do que a musculação 2 a 3 vezes por semana. Para termos ganhos de massa muscular sem recorrer a substâncias dopantes, não basta treinar 2 a 3 vezes por semana.

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes