Treino em altitude
O treino em altitude é usado como ferramenta de trabalho por atletas de diversas modalidades. Após esta fase em que a generalidade das pessoas foi levada a ficar retida em casa, existe agora uma necessidade maior de sair e fazer actividades que garantam a protecção e que sejam compensadoras. Não obstante, temos de alterar os hábitos de vida que tínhamos antes, a escolha das actividades terão de obedecer a critérios de segurança que deixem o stress do contágio para trás.
Depois deste período em que, necessariamente, houve menos actividade física, menos exposição solar, menos dispêndio energéctico, devem ser consideradas actividades que sejam precisamente o oposto da realidade que caracterizou o confinamento.
Portugal é um país magnífico, com lugares incríveis e neste nosso artigo destacamos a Casa Cerro da Correia em Manteigas, na Serra da estrela. A localização é óptima para a logística do treino em altitude. A Casa Cerro da Correia é a nossa proposta, ela está a 1000 metros de altitude e tem uma vista impressionante sobre o vale glaciar. Esta habitação está rodeada de locais maravilhosos onde pode realizar o treino em altitude, desde os trilhos em regime de passeio, treino de marcha/corrida, trail ou até mesmo o ciclismo de estrada.
A mudança do quotidiano que a Serra e a Casa Cerro da Correia oferecem é realmente extremamente compensadora. Existem imensos trilhos para fazer em diversos locais próximos à casa, com diversos roteiros a explorar.
A pureza do ar é dos aspectos que mais se evidenciam logo à chegada. A quantidade de líquenes presentes nas árvores que rodeiam a casa, faz perceber que efectivamente é um local altamente saudável. Os líquenes são Bioindicadores da qualidade do ar. O conforto desta casa típica do contexto serrano é também um ponto fortíssimo que destacamos. A Casa Cerro da Correia dá boa resposta para quem procura não só o treino em altitude, mas também descanso e bem-estar.
Benefícios do Treino em altitude
O treino em altitude e o descanso criam benefícios fisiológicos que são bastante procurados por atletas amadores e profissionais. A redução de oxigénio em altitude é o que faz com que o nosso organismo produza mais glóbulos vermelhos e essa adaptação promove uma melhoria da nossa condição física geral. Nesse sentido, passar uns dias em altitude pode ser uma excelente forma de descansar e ao mesmo tempo obter alguns benefícios fisiológicos. A proximidade com a Torre convida a um treino a 2000 metros de altitude.
Nos diversos roteiros disponíveis para treino, o trabalho da força muscular integrado na corrida é uma das principais vantagens para quem olha para o treino de forma mais metódica e planeada.
Falando especificamente de metodologia do treino, o saudoso Professor Moniz Pereira entendia que o treino de corrida devia ser variado e era contra à musculação com cargas externas. Por isso, entendendo que era importante que os corredores tivessem força muscular, criou o método a que chamou de “musculação natural”. A Serra da Estrela tem excelentes possibilidades para que seja trabalhado este domínio do treino, integrado na corrida.
Aqui fica a nossa sugestão para umas férias saudáveis, no interior de Portugal, sem nunca esquecer o treino!