As calorias de uma garrafa de vinho equivalem a 9 km de corrida em bom ritmo
De uma forma muito fácil de compreender para quem está habituado a correr, as calorias de uma garrafa de vinho equivalem a 9 quilómetros de corrida em bom ritmo. É normal, entre praticantes de exercício físico, o consumo moderado de bebidas alcoólicas. Porém, é importante perceber que existe uma fronteira muito ténue entre o consumo moderado e o consumo excessivo.
Não é a mesma coisa, beber um copo de vinho numa das refeições, ou todos os dias e beber uma garrafa de vinho, ou o equivalente em termos de volume alcoólico, num dia da semana. Só para ter uma ideia, uma garrafa de vinho, em termos calóricos, é equivalente a 9 km de corrida num atleta bem preparado que role a 5 minutos por quilómetro, com uma frequência cardíaca a rondar os 140/150 batimentos por minuto. O álcool em excesso atrapalha o desempenho físico por um lado e a definição por outro.
Qual é o peso calórico das bebidas alcoólicas?
Existem calorias que são necessárias e existem calorias que não nos fazem falta nenhuma. Existe uma diferença esmagadora entre comer limpo e ingerir hidratos de carbono simples, gorduras saturadas e álcool. O exemplo que damos das calorias de uma garrafa de vinho serve precisamente para ilustrar de uma forma que seja perceptível que, as calorias de uma garrafa de vinho, correspondem a um treino de 8 quilómetros de corrida.
Calorias de uma garrafa de vinho – 1 grama de álcool é equivalente a 7 Kcal.
A distribuição calórica padrão dos alimentos ingeridos diariamente deve ser a seguinte:
– 50 a 60% de hidratos de carbono
– 10 a 15% de proteínas
– 20 a 25% de lípidos
O álcool também tem o seu contributo energético, contudo, não pode ser considerado como nutriente, pois não funciona como tal, é um diurético. É por isso que as calorias de uma garrafa de vinho se tornam nocivas para quem quer atingir bons resultados.
O álcool tem uma elevada quantidade de açúcar e a sua ingestão leva a uma desidratação progressiva à medida que é ingerido.
Quando calculamos a quantidade de calorias do regime alimentar devemos sempre considerar o contributo que o álcool tem. A título de exemplo, em média, uma garrafa de vinho com 13% de volume alcoólico fornece cerca de 585 kcal.
Está a tentar reduzir a gordura e consome álcool?
Temos defendido sempre que, quem está num programa de redução de peso, deve pura e simplesmente eliminar o consumo de bebidas alcoólicas. Quanto maior for o volume alcoólico da bebida maior é o valor calórico. O consumo de álcool aumenta a produção de cortisol no organismo o que dificulta o desaparecimento da gordura em torno da parede abdominal e em toda a cintura.
É sabido então que se não ingerir bebidas alcoólicas o seu organismo vai ficar mais eficiente quanto à capacidade em utilizar as gorduras como substrato energéctico, o que fará diferença, quer em termos de performance, quer em termos estéticos.
Consequências negativas do consumo de álcool:
- Prejudica o funcionamento do coração;
- Afecta a circulação sanguínea;
- Cria as condições para que a flacidez se instale, principalmente na zona da barriga, visto que o álcool desidrata a pele. Quando este fenómeno ocorre, as células subcutâneas são afectadas. Não é por acaso que todos já ouvimos falar na famosa barriga de cerveja;
- Aumento da presença de radicais livres no organismo.
O consumo de vinho tinto é algo comum em Portugal. É bastante frequente pedir-se uma garrafa para duas pessoas, num restaurante. Porém as calorias de uma garrafa de vinho são abundantes e é importante ter noção disso.
Estes elementos quando estão presentes, em excesso, no organismo aumentam as possibilidades de desenvolvimento de diversos tipos de doenças, visto que podem atrapalhar diversas funções do organismo. Os radicais livres têm a capacidade de destruir as células boas e criam dificuldades no combate a agentes nocivos ao organismo. Menos álcool, menos cortisol, menos stress.
Sabendo que o álcool está relacionado com a produção de cortisol e este com a ansiedade e o stress, o consumo de álcool levará também a um aumento de stress orgânico mas também mental e emocional. Todos sabemos quais são as sensações que ocorrem no fim de “uma noite de copos”. De uma maneira geral, há uma perda de função do organismo, há um aumento do ritmo cardíaco, da pressão arterial, da desidratação, enfim, tudo coisas de que efectivamente não nos fazem bem e não precisamos.
A famosa ressaca que não é nem mais nem menos que a manifestação da fragilidade do organismo, em consequência da intoxicação alcoólica do dia anterior. Existe sempre o risco de dependência. São muitas as pessoas que começaram a beber entre amigos, num consumo ocasional, passando a consumo de fim de semana e depois acabaram por aumentar o número de intoxicações alcoólicas até mesmo durante a semana.
1 Copo de vinho à refeição? Atenção às calorias de uma garrafa de vinho.
Na Fiquemforma acreditamos na moderação. É possível beber um copo de vinho às refeições e pontualmente beber um pouco mais que um copo, entre amigos. Apesar disso, não devemos entrar em excessos porque realmente as calorias de uma garrafa de vinho e no álcool, em geral, são imensas . O nosso organismo não é como um balão que enche e esvazia. Apesar de sabermos que as calorias de uma garrafa de vinho são aproximadamente 9 km de corrida. Não obstante, para manter o balanço calórico equilibrado, não é por irmos correr 9 km que resolvemos completamente o problema. Mas acreditamos que compensar os disparates da alimentação e bebida com o treino é fundamental para manter controlar o peso corporal.
Se em vez de fazer uma intoxicação alcoólica, todas as semanas, criar o hábito de beber apenas um copo de vinho e comer limpo, para que possa realizar dois treinos, durante o fim de semana, vai fazer uma diferença incrível.
Ora repare, se não pensar nas calorias de uma garrafa de vinho, ou de outras bebidas, e sai à noite para fazer a sua intoxicação todos os sábados, fará aproximadamente 52 intoxicações por ano e não fará certamente estes 2 treinos que aqui sugerimos. Então se treinar todos os Sábados e Domingos realizará 104 treinos. Esta mudança simples tem o potencial de mudar radicalmente a sua composição corporal e a sua saúde orgânica. Fazemos então aqui a chamada de atenção para as calorias de uma garrafa de vinho e de todas as bebidas aparentemente inofensivas.