Distensão Abdominal

Mulher com distensão abdominal apoia a mão sobre a barriga inchada, na casa de banho, em roupa interior.

A distensão abdominal pode ocorrer por diversos factores. A alimentação é à partida um dos factores a ter em conta. Os próprios horários em que nos alimentamos são um factor a ter em conta, visto que, passar muitas horas sem ingerir alimentos é meio caminho para que ocorra o inchaço abdominal. Outro factor é o síndrome do intestino irritável, cada vez mais comum.

A produção de gás no intestino tem um papel importante na distensão abdominal. Existem alimentos que fermentam mais que outros e o organismo tem mais dificuldade em digeri-los, nesse sentido existem escolhas importantes a fazer. Os alimentos como o pão branco de supermercado e o queijo são claramente alimentos a evitar em pessoas que sofrem deste problema. Existem também evidencias que sugerem que os pacientes com obstipação funcional são propensos a sofrer de distensão abdominal. Obviamente que a obstipação também tem a ver com os hábitos alimentares, inactividade física e hidratação insuficiente.

A distensão abdominal (barriga inchada) afecta claramente a qualidade de vida

É uma sensação bastante desagradável que afecta bastante o dia-a-dia. Até a roupa mais justa condiciona e amplia o problema. Nesse sentido, para resolver o problema, há que por em causa o que se come.

Homem segurando a barriga com distensão abdominal.

Absorção dos alimentos

Quando os hidratos de carbono são mal absorvidos levam a um aumento da quantidade de água no intestino delgado, o que provoca também o inchaço abdominal.

Alteração do comportamento dos músculos abdominais

Uma modificação do comportamento dos músculos da região abdominal e diafragma pode também conduzir à distensão da barriga.

Factores psicológicos

O stress e a ansiedade podem também atrapalhar o processo digestivo, o que acaba também por se manifestar com o inchaço abdominal.

Hidratação e exercício físico podem ajudar e muito

Uma boa hidratação e a prática de exercício físico têm resultados extraordinários contra um problema que afecta uma parte significativa da população. Se por um lado, a actividade física faz funcionar e manter a saúde dos músculos abdominais, uma boa hidratação ajuda bastante no processo digestivo e mantem o organismo a funcionar sem estar em sobrecarga, como acontece quando se está desidratado. Uma mudança de hábitos, como aqui sugerimos, pode melhorar ou até mesmo resolver o problema totalmente.

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Fiquemforma - Personal Trainer, domicílio, Outdoor, video-chamada. Imagem onde se pode ver uma mulher a treinar abdominais num parque com a ajuda de um treinador
Dê o primeiro passo

Marque já a sua primeira aula completamente gratuita

Artigos Semelhantes