O exercício físico é antidepressivo

Têm surgido estudos que indicam o que na prática já se imaginava ser assim, o exercício físico é antidepressivo e tem um efeito muito poderoso. Noutro artigo que publicámos neste blogue destacámos a importância do trabalho cardiovascular, nomeadamente a corrida e o ciclismo.

Contudo, a dimensão cardiovascular não está presente apenas nestas duas actividades, o trabalho com exercícios de força, em circuito, pode ter uma componente cardiovascular muito forte também.
Destacamos o estudo da Universidade Rutgers que evidencia as capacidades antidepressivas do exercício físico, em adultos, com depressão profunda. Esta Universidade apresenta o exercício aeróbio moderado como motor dessa alteração química no organismo.

Actividades aérobias

As actividades cíclicas são as actividades aérobias por excelência, uma vez que a frequência cardíaca sobe até ao estado estável e aí se mantem, em permanecia, até ao fim do treino. Por outro lado, os treinos em circuito também podem incluir exercícios cardiovasculares e cruzá-los com exercícios de força, integrando-os numa dinâmica de circuito.

Quer num caso, quer noutro, o treino pode ser programado para que o praticante atinja uma frequência cardíaca média de treino, que possa estar na zona aeróbia moderada e beneficiar do efeito – o exercício físico é antidepressivo. Hoje, é muito fácil usar a monotorização cardíaca, existem diversas soluções no mercado e assim, garantimos que efectivamente estamos a trabalhar na zona cardiovascular pretendida. Controlar esta variável dá-nos a garantia que estamos a accionar os mecanismos fisiológicos que nos dão as endorfinas e a serotonina, afinal de contas, o exercício físico é antidepressivo.

A condição física do praticante determina se para ele, o exercício físico é antidepressivo

Esta é a questão objectiva mais importante a ter em conta. A elevação da frequência cardíaca e a sua manutenção estável é sempre mais fácil, se o praticante já tem uma aptidão física razoável. Quando estamos a falar de um iniciante, temos de programar bem, a primeira fase, para que possa melhorar a sua capacidade. Para que, na fase seguinte, possa estar apto a trabalhar em zonas de frequência cardíaca mais exigentes.

O exercício físico é antidepressivo. Mulher, à janela, olhando no vazio, a rua.

Quando o praticante já tem uma boa condição física é mais fácil para o treinador programar o treino para manter o aluno na zona cardíaca adequada. Efectivamente, o plano de treino deve estar absolutamente vinculado às necessidades do cliente, que poderá beneficiar também de terapia ou outra prática destinada a melhorar a sua saúde mental.

O exercício físico é antidepressivo porque altera as nossas competências orgânicas, mas para isso, o treino tem de ser desafiante, não é para ser confortável. Para ter benefícios antidepressivos é fundamental que a frequência cardíaca média tenha robustez e esse é o papel do personal trainer. É importante usar um cardiofrequencímetro, a percepção subjectiva do esforço, nem sempre é suficiente. Na Fiquemforma sempre monitorizámos os nossos alunos para que o treino seja rigoroso, preciso e esteja realmente vinculado ao objectivo. O exercício físico é antidepressivo se houver intensidade.

Para o treinador é mais fácil fazer esta monotorização nas actividades cíclicas, como a corrida ou ciclismo. Como são actividades de cadencia é mais fácil colocar o aluno na zona de intensidade pretendida. Mas, também é possível com o trabalho em circuito, onde, além de se trabalhar a força, também se trabalha a dimensão cardiovascular, o que é bastante interessante. É um trabalho mais global, com benefícios adicionais. Neste tipo de trabalho, o treinador tem de considerar logo no plano de treino, a escolha da ordem e o tipo de exercícios, onde vai aumentar e diminuir a intensidade cardíaca.

O sucesso na monotorização deste trabalho, depende muito do conhecimento do personal trainer e da experiencia como atleta. A qualidade do feedback depende dessa premissa.

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes