Suplementos Desportivos

Os suplementos desportivos fazem sentido em atletas que treinam regularmente e numa intensidade bastante firme e consistente. A creatina é um dos suplementos mais estudados, a par da glutamina e da whey protein. O treino é o mecanismo de acção para que possam funcionar na plenitude. Os suplementos aparecem depois das necessidades fundamentais estarem suprimidas pela alimentação.

Há uma forma simples para entendermos esta necessidade em relação à whey. Se precisamos de 120 gramas de proteína, então precisaríamos de comer em frango, por exemplo, cerca de meio quilograma por dia. Ao ingerirmos tal quantidade de frango não iriamos ingerir apenas proteínas, nesse sentido tomar um suplemento proteico ajuda atingir as necessidades diárias. A dieta não é tão enfadonha e não ultrapassamos a gordura de origem animal.

BCAA – suplementos desportivos

Os BCAA são aminoácidos de cadeia ramificada que estão ao serviço da construção muscular. São excelentes para a recuperação pós treino. Os BCAA são compostos por 3 aminoácidos, a Leucina, a Vanila e a Isoleucina. As melhores formulações de BCAA, na nossa opinião são compostas por 8:1:1, sendo que a Leucina está presente em 8 porções, visto que é o aminoácido mais importante para a construção do tecido muscular, ao participar decisivamente na hipertrofia.

Este conjunto de aminoácidos pode ser usado quer por corredores, quer por ciclistas, quer por praticantes de musculação. Os BCAA ajudam a retardar a fadiga e melhoram o desempenho do praticante.

Existe alguma discussão em torno do momento ideal para a toma destes aminoácidos. No treino de corrida ou ciclismo, pela sua natureza cardiovascular, faz sentido proteger o músculo e dar-lhe uma ajuda, antes do treino, para evitar e prevenir a fadiga muscular.

Já no treino de hipertrofia acreditamos na posição que tem Fernando Sardinha, Fisiculturista, que refere que o BCAA deve aparecer no meio do treino de musculação, visto que o que se pretende com o treino de hipertrofia é esgotar o músculo, portanto não devemos contar com a ajuda dos BCAA durante o treino. A lógica da ingestão dos BCAA, a meio do treino, é que possam estar totalmente disponíveis assim que termine o treino, para que a fase de recuperação e construção muscular possam ser efectivas.

Bebidas Energéticas – suplementos desportivos

Normalmente, estas bebidas estão mais associadas aos desportos cíclicos, tais como a natação, ciclismo ou corrida. Nestes casos, evitam a destruição muscular. Enquanto fonte de energia permitem que o desempenho do atleta seja potenciado. Em actividades cíclicas podem ser tomadas antes, durante (no caso de treinos ou competições longas) e depois dos treinos.

Estas bebidas glúcidas têm vitaminas e sais minerais que ajudam a repor os electrólitos gastos, durante o treino ou competição. A presença do sódio nestas bebidas aumenta a absorção dos hidratos de carbono, o que permite recarregar as reservas energécticas dos músculos, adiando assim a fadiga e melhorando o desempenho.

Vitaminas – suplementos desportivos

  • Melhoram a concentração;
  • Fortalecem o sistema imunitário;
  • Diminuem os efeitos dos radicais livres;
  • Reduzem fadiga física e mental dos treinos e competições;
  • Fortalecem o organismo para os desafios de treinos e competições.
Três boiões com suplementos desportivos (creatina, proteína, pré-treino e um misturador com bebida energética.

Creatina – suplementos desportivos

De todos os suplementos desportivos, a creatina é o mais estudado. A creatina é um aminoácido que favorece o desempenho de actividades de curta duração e de natureza explosiva, tais como a musculação ou a velocidade. Este aminoácido participa na formação do ATP que, basicamente, é um transportador de energia metabólica, o que garante a utilização da energia eficazmente.
Deve ser tomada com uma fonte de hidrato de carbono, para ser melhor absorvida pelo organismo. Na nossa opinião o momento a seguir ao treino é o melhor momento para tomar creatina.

Glutamina – suplementos desportivos

A glutamina, no conjunto dos suplementos desportivos é um suplemento bastante estudado e reputado. É um aminoácido que actua positivamente nas células do intestino, nos músculos e participa no sistema imunitário. Apesar de ser um aminoácido não essencial, uma vez que é produzido pelo nosso organismo, a glutamina é um aminoácido que tende a faltar no organismo de quem pratica actividades físicas vigorosas. É extremamente útil para corredores e ciclistas, bem como para praticantes de musculação.

Localizações

Onde posso treinar com a Fiquemforma?

Fiquemforma - localizações - treino outdoor, domícilio, lisboa, sintra, cascais
Fiquemforma - Personal Trainer, domicílio, Outdoor, video-chamada. Imagem onde se pode ver uma mulher a treinar abdominais num parque com a ajuda de um treinador
Dê o primeiro passo

Marque já a sua primeira aula completamente gratuita

Artigos Semelhantes