Sintomas do Sedentarismo
Os sintomas do sedentarismo são alertas que não devemos ignorar. O sedentarismo é um problema com consequências bastante concretas na vida das pessoas. O organismo humano fez todo o seu processo evolutivo em movimento, a actividade física ditava a sobrevivência e garantia a continuidade da espécie. O sedentarismo é, sem dúvida nenhuma, estranho ao organismo humano e naturalmente que traz consequências fisiológicas importantes. As doenças cardiovasculares são as mais preocupantes, mas também traz problemas ao nível da mobilidade e da perda de função que afectam directamente a qualidade de vida dos indivíduos sedentários.
Quem é sedentário?
São todos os indivíduos que não garantem uma actividade física que envolva dois terços da massa muscular de forma regular e constante. A psicologia do desporto considera que se abandona o sedentarismo, ao fim de seis meses de prática regular.
Sintomas do sedentarismo – Consequências osteoarticulares
Bastam algumas semanas sem exercício físico para se começarem a notar consequências ao nível da mobilidade articular e da flexibilidade. Podem surgir dores nas costas, que são as mais comuns. Pela nossa experiência, quando as pessoas retomam a actividade física referem que as dores na coluna desapareceram, o que é natural, visto que a conjugação do trabalho de reforço muscular, flexibilidade e mobilidade articular harmonizam a postura corporal.
Sintomas do sedentarismo –Consequências cardiovasculares
Pressão arterial
Um dos sintomas do sedentarismo é o aumento da pressão arterial para níveis de hipertensão, o que significa que a força que o sangue exerce nas artérias será maior e consequentemente o esforço que o coração tem de fazer no débito cardíaco também é maior. Portanto, o miocárdio fará um esforço maior para enviar sangue para o organismo, o que afecta directamente a frequência cardíaca.
Frequência cardíaca
Quando a frequência cardíaca de repouso é elevada, o coração está em sobrecarga, o que leva a um desgaste constante do miocárdio e de toda a estrutura circulatória. Existe um indicador que nos mostra a saúde do nosso coração – a velocidade de recuperação cardíaca, após o esforço físico. As pessoas que demoram a recuperar do esforço e cujo batimento de repouso é alto estão então na primeira linha das doenças cardiovasculares. De todos os sintomas do sedentarismo, a frequência cardíaca alta, é o sintoma mais fácil de detectar.
Colesterol
O colesterol é outro dos sintomas do sedentarismo, e é extremamente perigoso, uma vez que é através do colesterol que se formam os ateromas e se dá a oclusão das artérias em pontos específicos, deixando assim uma bomba relógio a funcionar dentro do aparelho circulatório. Quando se dá a quebra do ateroma e ocorre a libertação de um trombo, dá-se um acidente cardiovascular.
Em suma, a actividade física não deve ser olhada como uma moda de com funções estéticas, mas sim como algo absolutamente elementar para a nossa saúde, que serve para nos mantermos vivos e saudáveis.