Treinar-com-PT

Mulher a treinar com PT num parque urbano com árvores e relva.

As vantagens de treinar-com-PT são diversas. O personal trainer avalia, planifica e ministra os treinos. A formação dos personal trainers evoluiu muito e, hoje em dia, existem profissionais bem preparados em áreas tão distintas como pré e pós parto, corrida, terceira idade e populações especiais, entre outros. Na Fiquemforma encontra profissionais com uma formação ecléctica.

Foi nos Estados Unidos que começaram a surgir os primeiros personal trainers, nos anos oitenta, na área do cinema onde a exigência com o corpo era, já na época, muito forte. Os actores recorriam a técnicos de exercício físico para se poderem apresentar em forma, perante as câmaras. À medida que o sedentarismo passou a ser a norma, o conceito do personal trainer ganhou importância. A sua associação à saúde é hoje inquestionável.

Mulher a treinar com PT. A mulher realiza um exercício de bicípites enquanto o personal trainer se assegura de que a cliente faz o movimento correctamente. A imagem tem um fundo branco.

Prevenção de lesões

É comum que a dificuldade do aluno iniciante seja sobretudo técnica. Coloca carga a mais, ou a menos e geralmente, tem pouca coordenação motora e pouca consciência corporal. Por estas razões, os praticantes que retomam a actividade física acabam por sentir frustração porque, apesar de treinarem, os resultados tardam em aparecer. Uma das vantagens de treinar-com-pt é sem dúvida a correcção técnica dos exercícios, o que acaba por ser determinante na prevenção de lesões e na obtenção de resultados.

Outro aspecto importante é o planeamento personalizado, tendo como base as necessidades e possibilidades individuais. A avaliação dos resultados e a permanente actualização dos planos de treino é também uma vantagem central para quem tem o hábito de treinar-com-PT.

Treinar-com-PT é ter mudar o plano de treino regularmente

Quase nunca fez sentido manter exactamente o mesmo treino, duas vezes seguidas, quanto mais meses a fio, particularmente quando o aluno já treina há mais de seis meses, de forma consistente. O corpo humano tem uma capacidade imensa para se adaptar a novos estímulos, por conseguinte temos de estar sempre a desafiá-lo para que o organismo possa estar sempre a tentar superar os novos estímulos.

O personal trainer escolhe os melhores exercícios, tendo em conta as características do aluno. O PT escolhe as cargas, ajusta a velocidade de execução dos movimentos e garante que não é ultrapassado o tempo de repouso. A garantia de que está dentro do objectivo traçado para cada unidade de treino, elevam o treino para um patamar superior.

Ao treinar-com-PT as expectativas mudam

Na Fiquemforma acreditamos que vale sempre a pena falar a verdade. Dizer ao aluno o que precisa de fazer para atingir resultados pode ter dois desfechos diferentes – a desistência do cliente ou o aumento de motivação, é por isso que faz a diferença treinar-com-PT.

É importante não iludir as pessoas que, muitas vezes, já tentaram mudar o estilo de vida mas, ainda continuam a tomar o típico galão e a torrada com manteiga ao pequeno-almoço, ou acham que podem treinar apenas duas vezes por semana e atingir resultados. Nós alertamos sempre com dados concretos: a semana tem 168 horas, treinar uma ou duas horas por semana é estar na zona da manutenção física. Se está mal, vai continuar mal.

Até pode treinar-com-pt uma vez por semana, mas na nossa plataforma de treino online, cada aluno tem acesso à sua área pessoal, onde o personal trainer irá prescrever até 4 treino individualizados para que possa treinar o suficiente para obter resultados. Nos treinos presenciais com PT são discutidos e trabalhados os exercícios que fará autonomamente, garantido assim a melhor qualidade possível em todos os treinos. Lidar com a realidade, conhecendo como funciona o organismo humano é muito importante para a gestão das expectativas e para a auto-responsabilização.

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Experimente
o nosso simulador

fiquemforma - simulador

Artigos Semelhantes