Treinar por vídeo
Durante a pandemia as pessoas começaram a treinar por vídeo. A vida da Fiquemforma mudou transitoriamente. Os treinos personalizados ao domicílio e presenciais deram lugar ao treino por videoconferência. Inicialmente foi um desafio para nós, apesar de já trabalharmos em contexto de treino online há algum tempo.
O desafio é maior para os personal trainers, uma vez que tem de contar com mais variáveis, tais como o ângulo da camara, o local onde o cliente treina, o material disponível e a sua capacidade técnica, para além dos aspectos da fisiologia do treino que já se colocavam anteriormente, em contexto presencial. Treinar por vídeo, recorrendo a plataformas digitais como o Skype, acrescentou novas possibilidades que permanecem depois da pandemia.
Colocar as pessoas a Treinar por vídeo é um desafio a que demos boa resposta. Os clientes estão também muito disponíveis para este desafio e está a ser um momento de aprendizagem e desenvolvimento para toda a equipa. Para nosso espanto, são os próprios clientes a considerarem esta solução para quando forem de férias, uma vez que assim, por videoconferência não têm de interromper os treinos com o personal trainer.
Treinar por vídeo pode ser uma boa alternativa
No caso concreto dos nossos alunos, podem treinar por vídeo em directo ou em diferido. Na Fiquemforma já existia um enquadramento com o universo do treino online. Nós disponibilizamos os treinos online em diferido, adequados ao nível dos praticantes, atendendo às duas variáveis existentes anteriormente, o local onde se desenvolve o treino e aos materiais disponíveis. Estes treinos que já disponibilizamos na nossa plataforma de treino online ajudam bastante os clientes a criarem autonomia e a dependerem menos da presença do personal trainer, o que agora traz vantagens práticas assinaláveis.
Os nossos clientes têm recorrido mais à plataforma de treino online, os personal trainers têm também a necessidade de actualizar com mais regularidade os treinos online e efectivamente o vínculo entre cliente e o treino é mantido, respeitando os padrões de qualidade que nos caracterizam.
Entre as vantagens de já ter o hábito de treinar em casa e no espaço outdoor, está precisamente a experiência que adquiriu enquanto praticante neste tipo de contextos. Quem já faz treino funcional em casa com bandas elásticas, com TRX, com o peso do corpo, superfícies instáveis, entre outros materiais, mais facilmente pode fazer uma transição pacífica dos treinos presenciais para os treinos por videoconferência.
O personal trainer já conhece as características, as capacidades e as necessidades do cliente, o que faz com que estes novos treinos possam ser à mesma bastante desafiantes e proveitosos.