Rotina de treino da Madonna
A rotina de treino da Madonna é sobretudo ligada à Dança, visto que é um dos aspectos dominantes dos espectáculos da cantora. Considerada a rainha do POP a sua imagem e condição física chamam a atenção para alguém com a sua idade. A actividade artística nos palcos passa muito pela dança. O treino da cantora comtempla sempre a dança, que é por norma um treino poderoso e desafiante para o aparelho cardiovascular e para toda a musculatura. Na rotina de treino da Madonna estão presentes os exercícios de aeróbios e exercícios de resistência muscular, recorrendo ao peso do corpo.
O cuidado passa por trabalhar o corpo, fortemente, mas sem recorrer à musculação, mantendo a forma natural do seu corpo. A motivação da cantora é sempre muito alta, como têm referido os vários personal trainers que têm vindo a acompanhar a artista. A própria incentiva os treinadores a encontrarem sempre soluções desafiantes.
Esta ligação do treino à actividade principal na performance em palco, enquadra-se muito naquilo que é o desporto de alto rendimento. No caso concreto do Futebol, por exemplo, treinadores de topo mundial como José Mourinho crêem que o treino deve estar vinculado à competição, na medida em que, no caso do futebol, a bola deve estar presente nos treinos de preparação física.
O treino da madonna passa por integrar no treino o que faz em palco
Fazemos aqui este paralelo e até mesmo o próprio professor Moniz Pereira tinha o mesmo entendimento sobre o atletismo e criou o conceito de musculação natural. A musculação para ele era feita a correr em subidas, rampas, relva e areia da praia. Portanto, os atletas de Moniz Pereira não iam para o ginásio fazer musculação, precisamente porque o seu treinador não acreditava que os atletas iam ficar mais competitivos com a musculação.
No caso concreto da rotina de treino da Madonna, os seus espectáculos têm uma forte dimensão coreográfica. A dança está presente no palco e por conseguinte o treino das capacidades físicas (resistência, flexibilidade, força, velocidade e coordenação motora) está sempre integrado na dança. Este método tem trazido muitos benefícios à artista e apesar de já não ter 20 anos, ainda consegue ter óptimas performances em palco.