Novas recomendações OMS para a actividade física

Logotipo da OMS. O tema do artigo é: novas recomendações OMS.

As novas recomendações oms organização mundial de saúde para a actividade física são de 300 minutos semanais. Desde há muito que se sabe que a actividade física tem um papel importante na saúde, mas à medida que a ciência vai explorando a problemática do exercício físico, vai ficando cada vez mais claro que quem faz actividade física, de forma regular, consistente e com a intensidade adequada, tem mais saúde e vive mais tempo.

A pandemia e os confinamentos têm colocado a necessidade da prática de exercício físico no centro da vida e os apelos à prática têm sido institucionalizados, visto que até para prevenir as consequências de uma infecção por corona vírus, os praticantes de actividade física estão mais protegidos que os sedentários.

Logotipo da oms com a frase world health organization. O tema do artigo é: novas recomendações OMS.

Sintomas ligeiros ou infecções graves por covid 19?

As novas recomendações oms ajudam-nos a mensurar o nosso treino.

Fazer exercício pode ser a diferença entre ter sintomas ligeiros ou ir parar aos cuidados intensivos. Esta é uma realidade muito concreta e objectiva, e é uma excelente razão para treinar de forma regular e cumprir as novas recomendações oms.

Exercício físico e saúde mental

Também é conhecido o benefício para a saúde mental, fruto do exercício físico. O treino pode prevenir problemas de saúde mental, é em si mesmo regulador do humor e pode efectivamente ser um medicamento. Temos visto isso em diversos alunos da Fiquemforma que referem que o exercício físico faz uma enorme diferença na vida deles. A actividade física quando é bem aplicada faz com que o organismo liberte um analgésico natural, as endorfinas e é por isso que cada vez mais é considerada uma actividade anti-depressiva. Ela é também reguladora do sono, o que traz também benefícios para a saúde mental.

Benefícios para o coração

Os benefícios ao nível cardiovascular são sobejamente conhecidos e realmente as adaptações fisiológicas ao esforço físico como o aumento da força contráctil do miocárdio, a redução do batimento cardíaco, o aumento do calibre arterial são benefícios muito concretos que decorrem da prática do exercício físico vigoroso.
Quanto mais eficiente é o coração, menos vezes bate por minuto. AS novas recomendações oms potenciam a melhoria da condição cardiovascular.

Envelhecimento

Quem faz exercício físico, ao longo da vida, envelhece com mais qualidade de vida. É isso também que as novas recomendações oms têm em linha de conta. A mobilidade articular é mantida, não existem tantos encurtamentos musculares e as famosas dores articulares não fazem parte do dia-a-dia, como nos idosos que tiveram uma vida sedentária.

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Localizações

Onde posso treinar com a Fiquemforma?

Fiquemforma - localizações - treino outdoor, domícilio, lisboa, sintra, cascais

Artigos Semelhantes