Recuperação da Covid-19

Mulher com máscara covid-19 a treinar no parque ao ar livre.

Hoje é sabido que há quem tenha tido o vírus e não teve infecção por Covid-19 e há quem tenha tido o vírus e a infecção. Nas pessoas que tiveram infecção há diversos níveis de gravidade. Efectivamente, a condição física de partida será importante, para uma doença deste tipo, e vai influenciar muito a forma como evolui a infecção bem como, decorrerá a recuperação. Segundo a comunidade científica, a vacinação é o maior aliado na prevenção da forma de doença grave.

O VO2max (consumo máximo de oxigénio) é um parâmetro muito importante para aferir a capacidade que o paciente terá para lidar com a quebra do oxigénio disponível, nos casos em que a infecção gera comprometimento dos pulmões. De uma forma geral, quem teve infecção teve uma redução da aptidão cardiorrespiratória e teve de ter suporte de oxigénio.

Quanto mais grave for a doença, maior é a perda da capacidade. As pessoas que ficam mais afectadas e acabam por necessitar de cuidados intensivos, têm necessariamente consequências maiores. Cerca de metade das pessoas que contraíram Covid-19, desenvolvem fraqueza muscular e dificuldades na emissão de sinais eléctricos do cérebro para os músculos. As pessoas deixam de ter controlo absoluto sobre os músculos, sentem-se fragilizadas e pouco autónomas.

Recuperar da Covid-19 com Personal Trainer

Mulher a recuperar da covid-19 faz agachamento com um kettlebell, num espaço ao ar livre com árvores perto.

A combinação do trabalho aeróbio e de resistência muscular pode devolver a autonomia desejada. O trabalho aeróbio devolve paulatinamente a capacidade de aporte de oxigénio nos pulmões. Este trabalho deve ser de intensidade leve, a moderada, adaptada a cada paciente.

Além da perda de função muscular e cardio-respiratória, os pacientes podem sofrer de problemas psicológicos, delírio, depressão e stress pós traumático. A reabilitação para estas pessoas deve comtemplar todas estas dimensões e envolver médicos, psicólogos e personal trainers. Só actuando em conjunto é que se pode alcançar uma resposta consequente para um problema tão delicado.
Há que manter a esperança, pois já existem muitos casos de pessoas que já recuperaram, parcialmente ou totalmente, muitas das capacidades perdidas temporariamente. Pode encontrar nos nossos programas a solução que precisa para realizar a sua reabilitação.

O mais inspirador para quem perdeu alguma capacidade física e que continue a sentir-se cansada e sem força nas pernas é saber que existe um meio natural, para poder voltar às actividades que fazia antes. Nestes casos, a covid-19 é um processo doloroso. Não obstante, o treino planificado acalenta muita esperança ao doente, uma vez que, logo após as primeiras sessões, ele sente que está a evoluir favoravelmente. Quando consegue fazer um pouco mais de esforço nas pernas, também consegue inspirar mais quantidade de oxigénio, o que é maravilhoso.

Felizmente a ciência desmistificou a importância da actividade física, hoje o exercício já é visto como algo que deve estar presente no dia a dia, como tomar banho ou lavar os dentes. É mais uma rotina que deve acompanhar a nossa vida.

Com o aparecimento da covid-19, prontamente, a comunidade cientifica sugeriu o exercício físico para prevenir e recuperar os casos mais graves da doença.

Quer sejam as caminhadas, quer sejam os circuitos de força, o exercício físico é um aliado fundamental. Na verdade, quando se tem um estilo de vida activo, a qualidade de vida melhora. Assim se viu, durante a pandemia covid-19, em que se comprovou largamente que as pessoas activas fisicamente estavam melhor preparadas do que as pessoas sedentárias. A importância da actividade física hoje é inquestionável, quem está a correr na rua já não é visto como o “maluquinho que não precisa de estar a fazer aquilo”. A covid-19 veio credibilizar ainda mais a prática da actividade física.

Fiquemforma - Personal Trainer, domicílio, Outdoor, video-chamada. Imagem onde se pode ver uma mulher a treinar num parque com a ajuda de um treinador
Fale connosco

Teremos todo o gosto de esclarecer qualquer dúvida que possa ter

Contacte-nos
Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes