Tratar das dores de costas
Hoje contamos a história de um aluno nosso, que vivia com dores de costas. A sua actividade profissional é a ilustração, o que o obriga a passar muitas horas sentado. A repetição postural exige uma participação permanente da coluna vertebral. Apesar de não ser um trabalho pesado, acaba por criar um desafio extra aos músculos da região lombar e dorsal.
Histórico desportivo
O aluno em causa não teve oportunidade de, enquanto jovem, ter educação física na escola, o que limitou o desenvolvimento da flexibilidade. Bem falta lhe faz para o dia-a-dia como ilustrador. Antes de aderir ao treino personalizado era comum ter dores de costas. Estas estavam associadas à falta de mobilidade articular e flexibilidade.
Os benefícios do treino personalizado para as dores de costas
Depois de identificadas as necessidades, foi desenvolvido um trabalho consistente na mobilidade da bacia e região lombar, bem como o trabalho de flexibilidade nos grupos musculares que apresentavam encurtamento. Após o primeiro mês, as dores de costas passaram. Este trabalho consolidou-se, as assimetrias musculares melhoraram imenso e a partir daí fomos trabalhando o fortalecimento muscular.
Existem muitas profissões em que, apesar de não serem, aparentemente, muito físicas, acabam por solicitar sempre os mesmos músculos. A repetição do movimento pode levar a uma situação de lesão laboral. Temos tido diversos casos semelhantes em que conseguimos, efectivamente, devolver a qualidade de vida aos clientes que nos procuram.
Em vários casos, as pessoas, antes de treinarem connosco, referem que nunca tinham sentido de uma forma tão certeira e eficaz os alongamentos. O que julgamos ser determinante é a formação e experiência dos personal trainers em colocar a fibra muscular no ponto de tensão mais adequado.
Na nossa opinião, devemos cuidar da nossa postura como cuidamos da nossa higiene. É assim que devemos olhar para o exercício físico, algo que tem de fazer parte da rotina.
São cada vez mais as pessoas que vivem até mais tarde e o que é desejável é que consigamos viver com saúde.