Treina e não obtém resultados?

Esta é uma situação recorrente que acontece a muita gente – treina e não obtém resultados. Muitas vezes, as pessoas focam-se em factores subjectivos e não em factores objectivos. Priorizam o tipo de exercício que fazem, mas não propriamente com o volume, intensidade e regularidade.

Há muitos caminhos para chegar aos resultados, quer em termos de massa magra, quer em termos de massa gorda.
Existe uma preocupação geral acerca do tipo de exercícios, ou sobre o tipo de treino, mas não existe o mesmo grau de questionamento para com o tempo semanal que se dedica ao treino. Demos aqui ao longo de diversas publicações, no blog da Fiquemforma, o exemplo de quantas horas tem uma semana, para podermos avaliar melhor qual a representação quantitativa que o treino tem, na semana de cada praticante. Nós temos uma noção muito concreta da frustração de quem treina e não obtém resultados.

A nossa metodologia dá resposta a este problema, caracterizando bem o perfil do aluno e apontando as soluções para alterar a realidade. Muitas vezes, as pessoas até se esforçam, mas comem mal, no caso pouco e em proporções erradas nos diversos macronutrientes. Existe uma ideia errada assente em que se tem de comer pouco para estar em forma, o que não é verdade. A grande questão é comer os alimentos certos e as quantidades correctas por cada macronutriente.

Treina e não obtém resultados? Nesta imagem está uma Mulher a medir o seu perímetro abdominal.

Treina e não obtém resultados? Quantas horas devemos treinar?

Naturalmente que vistas as coisas com objectividade fica mais fácil entender que treinar uma ou duas horas por semana, ou seja em 168 horas, estamos longe de conseguir alterar a composição corporal. A referência internacional dada pelo colégio americano de medicina desportiva (ACMS) é de até 150 minutos por semana, para manutenção física e 240 minutos para obter resultados sejam eles de aumento de massa magra ou redução de gordura.

O que a experiencia nos diz é que é necessária uma estrutura regular semanal de pelo menos 4 horas de treino todas as semanas, o que justifica que quem fique abaixo desta meta treina e não atinge resultados. Além do tempo dedicado ao treino, temos de pensar na intensidade com que o fazemos. A intensidade fraca, o tempo de treino insuficiente e uma alimentação errática leva à frustração de quem treina e não obtém resultados.

Temos sugerido o treino em circuito de intensidade moderada a elevada, misturando exercícios de força com exercícios cardiovasculares, para desenvolver a condição física que é o que lhe permite obter resultados sólidos. Assim, com esta abordagem, quem treina não sofre da frustração de quem treina e não obtém resultados.

Como se organiza o treino?

Este tipo de treinos contribuem decisivamente para a queima de gordura e melhoram a aptidão física do praticante. O treino de força é benéfico, não o negamos, contudo como já alertámos noutro artigo, a musculação resulta quando a dedicação é para 6 treinos por semana com uma divisão muscular séria, com mudança de estímulo em todas as sessões de treino, quer na velocidade de execução, quer nos exercícios, quer nas cargas.

Além do mais, a execução técnica é extremamente exigente, é muito comum as pessoas menos experientes cometerem erros, usando os músculos sinergistas e não o músculo que é suposto estar a ser treinado. As condicionantes são múltiplas e na Fiquemforma tentamos sempre passar a verdade para quem nos segue. A musculação resulta se treinar como um fisiculturista, se não levar a sério não vai conseguir aumentar a massa muscular o suficiente para que ela por si só seja queimadora de gorduras.

O personal trainer faz a diferença?

Naturalmente que um treinador pessoal competente dará uma orientação técnica mas sobretudo pedagógica que fará rentabilizar o seu tempo e o seu investimento. Quando o trabalho é feito com verdade, não existe frustração. Na Fiquemforma acreditamos que quando o aluno treina e não obtém resultados é porque não está munido de toda a informação. Quando isso acontece está-se mais preparado e orientado para os resultados. É possível alterar o pensamento de que treina e não obtém resultados. Não se frustre, organize a sua rotina semanal.

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes