Aulas de fitness em streaming
A Revista Saber Viver debruçou-se acerca das aulas de fitness em streaming e entrevistou João Paulo Canas, Personal Trainer da Fiquemforma, para desenvolver um artigo conjunto sobre as aulas de fitness em streaming. Aqui partilhamos a entrevista completa. No site da Saber Viver está publicada uma parte desta mesma entrevista.
1. Há cada vez mais sites e apps com aulas de fitness em streaming. O que torna estas aulas ao vivo tão populares?
As aulas de fitness em streaming, de um modo geral, vieram criar a possibilidade de treinar fora do ginásio e resolver um problema de fundo que é o acesso ao treino, uma vez que, só através do treino regular é possível atingir resultados. Existe uma grande frustração de quem treina e não tem resultados. Estas novas possibilidades dão resposta às necessidades das pessoas que não conseguem manter um padrão de idas ao ginásio suficiente para atingir objectivos, daí a popularidade crescente do treino online.
2. Quais são os benefícios?
O maior benefício é aumento das possibilidades de prática. As pessoas não se restringem ao ginásio, passam a conceber treinar no domicílio e nos espaços públicos. Só é possível alterar a composição corporal quando se treina 4 horas e 10 minutos, por semana. O aumento das possibilidades de prática através do treino on-line permite que o praticante possa ter a regularidade necessária que lhe permite obter resultados.
Temos vindo a desenvolver essa experiência na Fiquemforma, uma vez que, os nossos Personal Trainers dão treinos em casa dos clientes, ao ar livre e planeiam online os treinos que os clientes realizam autonomamente.
Nota: A referência de tempo de treino semanal é do A.C.S.M. (Colégio Americano para a medicina desportiva).
3. Há vantagens, mas também desvantagens
As aulas de fitness em streaming, ou em grupo no ginásio são aulas massificadas, padronizadas e criadas para um aluno tipo (abstrato) que, na verdade, não existe. Para uns serão demasiado difíceis, para outros demasiado fáceis. A maior desvantagem prática, em ambos os casos, é a ausência de intervenção directa do treinador na correcção dos erros dos praticantes e consequentemente o risco de lesão. No modelo conceptual preconizado pelas aulas de grupo nos ginásios, os treinadores ficam no “palco” e não vão ajudar o aluno a executar correctamente o que é pedido.
Nas aulas de fitness em streaming é impossível corrigir posturas. Neste sentido, a ausência de um planeamento individualizado adequado às necessidades e possibilidades de cada praticante e a impossibilidade prática de serem feitas as correcções, são as maiores limitações destas aulas.
4. Acha que as aulas de fitness em streaming podem substituir um ginásio?
Cada praticante é uma realidade própria, com as suas características morfológicas individuais e passado desportivo. As aulas de fitness em streaming não têm em linha de conta a individualidade e, por essa razão, as aulas podem tornar-se muito difíceis ou muito monótonas, dependendo das capacidades individuais. Julgamos que o conceito de treino no domicílio e outdoor com o recurso a uma plataforma online, como a Fiquemforma, pode sim substituir os ginásios. É essa a apreciação que fazemos do contacto que temos diariamente com os nossos clientes que, há diversos anos desenvolvem a sua prática desportiva nestes moldes, com resultados concretos. Estas pessoas estiveram inscritas, durante vários anos nos ginásios, sem nunca atingirem resultados.
Na plataforma de treino online da Fiquemforma planeamos os treinos dos praticantes individualmente, tendo em conta o seu histórico clinico, avaliação física, materiais e espaços disponíveis. O facto dos alunos treinarem com personal trainer, presencialmente, permite-lhes criar autonomia para realizarem esses treinos autonomamente, visto que são tiradas dúvidas e corrigidas as posturas dos exercícios prescritos online.
5. Quais são os principais cuidados a ter quando fazemos aulas em casa?
É fundamental respeitar a fase de aprendizagem dos exercícios para que os possa realizar em segurança. O aluno nunca deve insistir em realizar exercícios com dor articular. Por outro lado, os praticantes nunca devem menosprezar a fase do aquecimento, nem a fase dos alongamentos. Existem plataformas como a da Fiquemforma, que oferecem a possibilidade ao praticante de ter em vídeo todos os exercícios que fazem parte do plano de treino e inclusivamente tirar dúvidas com o treinador.
6. Acha que há muitas pessoas a aderir a aulas de fitness em streaming em casa com recurso ao tablet, telemóvel ou computador?
Cresce, efectivamente, o número de pessoas que treinam em suas casas e na rua, recorrendo a plataformas de treino on-line. A deslocação ao ginásio, por vezes, é o que impede as pessoas de irem treinar e sem a regularidade necessária está sempre a perseguir o objectivo sem nunca o atingir, de facto. Muitos dos praticantes de exercício físico, apesar de fazerem exercício, não deram ainda um salto consistente, com resultados mensuráveis, em termos de condição física e em termos de composição corporal.
Na minha opinião, as pessoas só vão atingir resultados quando realizarem 250 minutos de treino vigoroso, por semana e quando tiverem um plano de treino personalizado adequado às suas características e para isso é fundamental ter um treinador que saiba fazer esse trabalho.
7. Quais os melhores sites/apps para quem quer fazer aulas de grupo no conforto do lar?
Não consigo responder-lhe em relação às aulas de fitness em streaming em casa, não os conheço com profundidade. Posso dar-lhe o exemplo da Fiquemforma que disponibiliza programas de treino online personalizados para quem quer atingir resultados de redução de peso, aumento de massa muscular, corrida e trx. Creio mais no conceito da Fiquemforma, uma vez que os treinos são desenvolvidos de forma personalizada, com base nas características clinicas e morfológicas de cada praticante.