Começar a Correr

Seis atletas em corrida de estafetas em Pista. Tema do artigo: começar a correr.

Para quem está a começar a correr é sempre interessante obter o máximo de informação credível para não cometer os erros que são bastante comuns na iniciação à corrida. O excesso de volume de treino, treinar sempre em intensidades altas, não descansar, não trabalhar a flexibilidade e a mobilidade, vai limitar a evolução do praticante. Não devemos privilegiar o número de quilómetros em detrimento da saúde articular e muscular. É possível correr com qualidade e sem lesões, por muitos anos, desde que respeite o seu corpo.

Veja o artigo da Fiquemforma “começar a correr” publicado na Revista Atletismo. Esta revista é para treinadores e atletas. É uma referência para tudo o que se relaciona com competições e treino nas diversas disciplinas do Atletismo. Quanto a nós, os seus conteúdos são do maior interesse para praticantes, atletas e treinadores. O nosso artigo reflecte a fase de iniciação para quem se lança nesta grande aventura de começar a correr. Toca em pontos como a avaliação médica, métodos de treino, capacidades físicas, reforço muscular e flexibilidade.

Dois atletas jovens, na linha de partida prontos para começar a correr.

Antes de começar a correr consulte o seu médico

Por uma questão de segurança, antes de iniciar uma actividade como a corrida, deve consultar o seu médico para perceber se está tudo bem com a sua saúde cardiovascular, no sentido de fazer uma adaptação à modalidade em total segurança. A corrida é uma actividade que tem o potencial de alterar profundamente o metabolismo humano. A corrida reduz o batimento cardíaco, a pressão arterial e a glicémia. Nesse sentido, deve respeitar a o seu ritmo biológico para garantir os inúmeros benefícios associados a esta actividade.

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma


fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Artigos Semelhantes