É possível treinar sem dor?

Não é possível treinar sem dor, no sentido da dificuldade, porque é inerente ao processo de treino a persistência para ultrapassar uma resistência relacionada com intensidade, ou carga carga nas suas diferentes formas. Há uma relação directa entre resultados e compromisso com o plano de treino. Sempre que os nossos clientes atingem um novo objectivo, seja a redução da massa gorda, o aumento de massa muscular, aumento da flexibilidade e mobilidade articular ou aumento da performance, encontramos como ponto comum: o compromisso com o treino. Não há nenhuma dúvida quanto a esta questão.

Relação com a dor no treino – Não é possível treinar sem dor

Aqui entramos na dimensão mental do treino, que também se treina. Alguns dos nossos clientes tinham constrangimentos mentais para lidar com a dor no treino e conseguiram ultrapassá-los com a ajuda do treinador. Neste sentido, acreditamos que o papel do personal trainer é fundamental para explicar tecnicamente ao cliente o que acontece no organismo humano ao fazer o processo fisiológico de adaptação ao treino.

Não é possível treinar sem dor, mas é possível retardar o limiar da dor, resistir a intensidades e cargas maiores e estar mais preparado mentalmente para os desafios do treino. É no próprio treino que o praticante adquire competências para dobrar e ultrapassar os obstáculos naturais do treino. O esclarecimento e a informação são fundamentais para que o aluno tome consciência que o grau de dificuldade vai diminui, e que o praticante se vai adaptando progressivamente e vai tendo cada vez mais recursos para lidar mental e fisicamente com a dor. Entendemos que aqui existem ganhos que vão muito para além do treino.

Não é possível treinar sem dor, mas é possível ultrapassar as dificuldades para alterar a capacidade física, o que traz ao indivíduo recursos que aumentam crença nele próprio, que conduzem a uma maior autoconfiança e a uma atitude renovada perante a própria vida. O sucesso no treino muda as pessoas, não temos dúvidas disso.

Grupo empresa a fazer alongamentos no chão. É possível treinar sem dor, porém há sempre algum desconforto inerente ao próprio desafio de ir mais longe.

Recompensa do treino

Não existem só dores e dificuldades, o bem-estar decorrente do treino ocorre porque são libertadas substâncias químicas no nosso cérebro que intervêm na regulação do humor e trazem-nos a sensação real de bem-estar. Apesar do aluno saber na prática que não é possível treinar sem dor, o aluno sabe que terá a recompensa no fim do treino e não é só fisiológica, é também uma recompensa com consequências profundas na sua auto-estima e na percepção que tem sobre ele próprio. Paralelamente, o facto de haver melhoria da saúde de um modo geral e estarmos a prevenir todo o tipo de doenças, também dão uma dose importante de motivação.

Não é possível treinar sem dor e ter resultados

A dor faz parte do processo de treino, há um grau individual de dor e dificuldade que é suportável. É resistindo a essa dor e a essa dificuldade que se melhoram as capacidades físicas. Nós nunca evoluímos se não nos esforçarmos para tentar ir mais além. Depois do corpo se adaptar já pode realizar a mesma tarefa com menor dificuldade.

Fiquemforma - Personal Trainer, domicílio, Outdoor, video-chamada. Imagem onde se pode ver uma mulher a treinar abdominais num parque com a ajuda de um treinador
Dê o primeiro passo

Marque já a sua primeira aula completamente gratuita

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Artigos Semelhantes