Kettlebell para aumento de massa muscular
Podemos e devemos utilizar o Kettlebell para aumento de massa muscular. Este instrumento de trabalho é muitas vezes usado pelos personal trainers da Fiquemforma no treino funcional para aumento de massa muscular. Os exercícios vão desde os mais simples aos mais complexos e podem ser aplicados quer nos membros superiores, quer nos membros inferiores. As possibilidades de trabalho também são bastante diversas em termos das capacidades físicas e além de trabalharem a força e resistência muscular, também podem ser aplicados para acelerar o ritmo cardíaco até a zonas de queima da gordura, além de trabalharem a coordenação motora.
Pré-requisito para treinar com o peso do corpo e cargas externas
No treino para aumento de massa muscular não se devem queimar etapas. Primeiramente, há que garantir que o praticante tem mobilidade articular e flexibilidade. Após estar devidamente adaptado podemos desenvolver e criar novos estímulos em relação ao treino de força para aumentar a massa muscular. Numa fase inicial, gostamos de garantir que o praticante desenvolve a capacidade física essencial para dominar o peso do próprio corpo, sem correr o risco de lesões. Depois então, começamos a introduzir utilização de carga externa e o kettlebell é uma excelente ferramenta de trabalho. Usar o Kettlebell para aumento de massa muscular é uma alternativa viável e motivante para o praticante.
Kettlebell para aumento de massa muscular – múltiplos exercícios
A dinâmica que o kettlebell traz ao treino é muito apreciada pelos alunos, uma vez que permite desenvolver todos os grupos musculares e ainda trabalhar também o aparelho cardiovascular, o que acontece particularmente quando juntamos exercícios dos membros superiores e inferiores. É um tipo de trabalho muito dinâmico que envolve uma significativa consciência corporal, num trabalho multiarticular e bastante integrado em termos de capacidades físicas, além de ser simultaneamente desafiador e motivante. A utilização do Kettlebell para aumento de massa muscular pode ser uma forma mais sugestiva e lúdica para clientes que não gostem de musculação com pesos.
Exemplo de um exercício bastante dinâmico em que conjugamos pernas, tronco, o aparelho cardiorrespiratório e a coordenação motora:
Kettlebell Squat Sumo to Row
Posição Inicial
Em pé, pés virados para fora, afastados mais que a largura dos ombros, joelhos ligeiramente flectidos, costas direitas. Segure o Kettlebell com as duas mãos, com os dois braços em extensão.
Fase I
Sem o joelho ultrapassar a linha do pé dá-se a flexão dos joelhos, inspirando.
Fase II
Dá-se a extensão dos joelhos, expirando. Os cotovelos sobem, pelo exterior, através de uma flexão dos dois braços.