Começar a correr no Verão
Para começar a correr no Verão é importante ter em conta a temperatura e fazer uma hidratação adequada. A corrida é a actividade física cardiovascular onde a frequência cardíaca (FC) mais sobe, e é no Verão em que a FC média é mais elevada. O calor aumenta consideravelmente a sudação, onde a perda de líquidos e sais minerais é muito superior, quando comparamos com qualquer outra altura do ano. Consequentemente, o desempenho do praticante é menor.
A recuperação dos treinos é também mais difícil e exigente. Quem começa nesta altura, pode ficar assustado e achar que correr é horrível e que não tem capacidade para o fazer. Idealmente, o melhor a fazer é iniciar esta actividade antes do Verão, para que o corpo tenha tempo para se adaptar e dar uma resposta positiva ao aumento da temperatura.
Dicas para começar a correr no Verão
Apesar de tudo, é possível começar a correr no Verão. Naturalmente que quem começa não deve estar focado no ritmo, mas sim na duração, pensando sobretudo em minutos de prática por semana. Com ou sem calor, quando se começa, deve dar-se prioridade à duração do treino em intensidade baixa a moderada. Ao iniciar uma actividade regular, como a corrida, o organismo vai sofrer um conjunto de adaptações bastante significativas, principalmente ao nível dos músculos inspiratórios e expiratórios, pulmões, circulação sanguínea, músculos, tendões, articulações, enfim há uma transformação geral no organismo, inevitavelmente. Tendo em conta todas estas inevitáveis transformações, não pode ter pressa quando iniciar esta actividade.
Só o tempo é que vai permitir elevar o ritmo, progressivamente, à medida que o organismo assimila todas estas adaptações. Para começar a correr no Verão, deve escolher as horas mais frescas, como o inicio da manha ou o inicio da noite, para que o treino seja mais suportável. Se possível, deve ter um ponto de hidratação no trajecto, ou deve fazer-se acompanhar de uma garrafa de água para garantir a sua reposição, à medida que vai perdendo água através da sudação.