O que é a Diástase?

A diástase do recto abdominal é mais comum nas mulheres que tiveram várias vezes grávidas, o que promove o estiramento dos músculos abdominais.

No inicio da gravidez não existem muitas pistas identificáveis de que vai haver diástase. Normalmente é só no segundo trimestre que a diástase começa a dar-nos sinais. O diagnóstico pode ser feito através da palpação, com a mulher deitada e com as pernas flectidas, identificando se há um afastamento dos rectos abdominais. É possível identificar o afastamento dos rectos abdominais com mais de 2,5 centímetros. Pode também chamar a atenção o abundante tecido mole na região central do abdómen.

A diástase pode existir em diferentes graus, durante a gravidez, e pode apresentar alguma resistência na sua eliminação, no período pós-parto. Esta situação pode afectar cerca de trinta por cento das mulheres, após ocorrer o parto. O enfraquecimento dos músculos abdominais é um dos factores de risco para a diástase. Pode dar-se o caso de ocorrer a diástase por excesso de solicitação dos abdominais, mas não é muito frequente que isso aconteça.

Quais as consequências da diástase?

O aumento do útero, durante a gravidez, leva a uma expansão dos músculos do centro da região abdominal. Existem consequências estéticas, visto que se dá a separação dos rectos abdominais, ocorre portanto uma reconfiguração da musculatura abdominal. Podem ocorrer dores nas costas, precisamente em consequência do enfraquecimento da parede abdominal.

Mulher pressionando com dois dedos o local da diástase.

Os sintomas passam fundamentalmente por um desconforto nos músculos da cadeia posterior, nomeadamente glúteos e região lombar. Existe também uma saliência na região abdominal quando se dá a contracção da parede abdominal.

A gravidez e o parto são como que um vulcão no corpo da mulher que afecta articulações, ossos, músculos e sistema nervoso. Se a mulher for praticante de exercício físico antes da gravidez e adequar a sua prática durante o pré-parto e fizer um bom pós-parto vai prevenir não só a diástase mas toda a sua saúde nas dimensões implicadas em todo o processo.

Fiquemforma - Personal Trainer, domicílio, Outdoor, video-chamada. Imagem onde se pode ver uma mulher a treinar abdominais num parque com a ajuda de um treinador
Dê o primeiro passo

Marque já a sua primeira aula completamente gratuita

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes