Sopa de Legumes
A sopa de legumes, além de ser uma boa tradição da alimentação Portuguesa, é uma forma simples de ingestão de fibras, vitaminas e minerais, num só prato. Normalmente as pessoas deixam de comer sopa quando saem de casa dos pais. Esta razão, até engraçada, leva que o organismo mude o seu comportamento em termos digestivos e rapidamente a redução de fibra cria condições para que o organismo desacelere e comece a acumular gordura com mais facilidade.
A sopa de legumes é também uma fonte de hidratação. O aparelho digestivo beneficia muito da junção da água em conjunto com as fibras alimentares. O facto de ser uma refeição pouco calórica e ao mesmo tempo ter uma boa capacidade para saciar, é também por isso uma excelente ferramenta para controlar o peso.
Apresentamos algumas das características da sopa de legumes:
- Variedade nutricional e baixo valor calórico;
- Rica em vitaminas que participam em múltiplos processos que são fundamentais para a nossa saúde orgânica;
- Minerais e antioxidantes determinantes para a saúde tecidual, bem como para o sistema nervoso;
- Alto teor em fibras que beneficiam a regulação do açúcar sanguíneo, o aparelho digestivo e a própria saciedade.
A Sopa é imprescindível para o controlo do peso corporal. A sopa de legumes é como que um detox, um depurador natural, do qual podemos beneficiar bastante. Se tivermos o cuidado de obter bons legumes, se possível de origem biológica, vamos estar a fazer muito pela nossa saúde.
Esta depuração vai colaborar com o nosso sistema imunitário e, claro que, se juntarmos aos cuidados com a alimentação, um estilo de vida activo, longe dos factores de risco, anulamos de forma muito significativa o risco de desequilibrarmos a nossa imunidade e contrairmos doenças. Hoje vive-se mais, mas não necessariamente com mais qualidade de vida. O que nós na Fiquemforma acreditamos é que é possível viver mais e melhor se essa for a nossa escolha diariamente.
Sugerimos que a sopa de legumes deva fazer parte do dia-a-dia e aconselhamos que exclua a batata.