Exercício físico nas crianças e jovens

O volume de Exercício físico nas crianças e jovens é bastante diminuto. Hoje é evidente que esta faixa etária tem déficits físicos impensáveis há três décadas atrás.

42 dias úteis de EF Escolar no 11º ano = 8 horas e 20 minutos de Educação Física

Estes números foram retirados do meu relatório final do estágio pedagógico, em 2005, realizado na Escola Secundária de Salvaterra de Magos. Estes eram os números de prática para 8 semanas de aulas de Educação física numa turma do 11º ano de escolaridade. Em quarenta e dois dias úteis, os jovens tinham apenas 500 minutos de educação física, portanto 8 horas e 20 minutos, em 8 semanas.

Estes números mostram bem a realidade da educação física em Portugal e consequentemente do Exercício físico nas crianças e jovens. Esta é sem dúvida uma limitação da disciplina de Educação Física. No entanto, quem pensar um pouco sobre estes números verifica que não é um problema apenas da educação física, é sim um problema dos alunos, um problema dos professores, um problema dos sucessivos ministérios da educação, um problema do sistema educativo e naturalmente um problema do país.

Esta questão rapidamente se torna num problema económico e social, visto que é fácil explicar as causas e as consequências do elevado número de problemas cardiovasculares, em Portugal.

Falando estritamente do trabalho da Educação Física Escolar, os números falam por si e sustentam inequivocamente as dificuldades que professores e alunos têm em ensinar e aprender, respectivamente, com esta limitação temporal, principalmente em turmas do 11º e 12º anos.

Como está a educação física nas primeiras idades?

No momento actual, temos as actividades extracurriculares ao nível do primeiro ciclo do ensino básico, em vez da Educação Física que devia fazer parte do currículo do aluno, como prevê a Lei de Bases do Sistema Educativo. No entanto, no primeiro ciclo do ensino básico, a Educação Física ainda está à margem de um quadro de avaliação formal. Os alunos sentem estas actividades exactamente como elas são, actividades extra curriculares, estão fora do currículo. São portanto, a continuidade ou o prolongamento do recreio.

Corrida de velocidade na pista de atletismo. Exercício físico nas crianças e jovens.

Como está o Exercício físico nas crianças e jovens?

As crianças e jovens actualmente têm menos actividade quotidiana que tinham em 2005. A resposta que a educação física pode dar é ainda menos capaz, tendo em conta a mudança de hábitos dos jovens, no que diz respeito ao exercício físico e à alimentação. O Exercício físico nas crianças e jovens diminuiu bastante na escola e fora dela.

Nos anos 80 e 90 era bastante comum ver crianças a brincar na rua, espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências motoras e sociais. Hoje isso é impensável, é até surpreendente quando acontece. A escola não deu resposta a essa necessidade e a sociedade, os pais, as comunidades, os bairros também não. O Exercício físico nas crianças e jovens devia ser uma prioridade transversal a toda a sociedade.

De uma maneira geral, o Exercício físico nas crianças e jovens de características não formais, foi substituído pelos jogos em consolas. A fruta e os legumes foram substituídos por comidas processadas, o resultado está à vista. Temos notícias e diversos estudos credíveis, como o programa somos o que comemos, a indicar que as crianças estão com problemas sérios de aptidão física, com consequências para a saúde e para a economia do país que não pode suportar 4 milhões de diabéticos.

João Paulo Canas, Fiquemforma

Fiquemforma - Personal Trainer, domicílio, Outdoor, video-chamada. Imagem onde se pode ver uma mulher a treinar num parque com a ajuda de um treinador
Fale connosco

Teremos todo o gosto de esclarecer qualquer dúvida que possa ter

Contacte-nos
Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes