Frequência Cardíaca em Repouso

Médica com um estetoscópio e um coração de esponja a simbolizar a avaliação da Frequência Cardíaca em Repouso.

Um sedentário poderá ter uma Frequência Cardíaca em Repouso de 80 batimentos cardíacos, enquanto que uma pessoa bem preparada fisicamente poderá ter 55 BPM, ou até menos. Neste exemplo genérico, temos uma diferença de 25 batimentos cardíacos. Naturalmente que um coração que precisa de bater 80 vezes, por minuto, ou mais, terá muito menos capacidade que um coração que precisa de bater 55 vezes para bombear o sangue necessário ao funcionamento do organismo.

Tendo em conta este exemplo, é compreensível que para tornar o coração e todo o aparelho cardiovascular mais eficiente, é necessário um trabalho físico e mental importante. Afinal de contas, se a Frequência Cardíaca em Repouso for baixa, estamos longe de ter algum problema do foro cardíaco. As vantagens são enormes e vale sempre a pena, principalmente, em termos de saúde. Naturalmente que estas transformações vão inevitavelmente manifestar-se também em termos de composição corporal.
Ter consciência do processo responsabiliza o individuo e na Fiquemforma valorizamos muito o trabalho mental que, numa fase inicial, é determinante. O papel do Personal Trainer é absolutamente decisivo nesse sentido.

Alguma vez mediu a sua Frequência Cardíaca durante um treino?

Muitas das pessoas que não conseguem atingir resultados porque não treinam a uma intensidade suficiente para que isso possa acontecer. Treine com um monitor de Frequência Cardíaca e perceba se treina com a intensidade suficiente. A Frequência Cardíaca Teórica Máxima será 220 BPM-Idade. À medida que melhora a sua aptidão física, melhora também a sua Frequência Cardíaca em Repouso.

Como melhorar a Frequência Cardíaca em Repouso e a recuperação após esforço?

Para atingir resultados é necessário intensidade e para que um treino seja minimamente intenso é necessário que a Frequência Cardíaca esteja acima dos 65% da sua capacidade física máxima. Naturalmente que se quer passar de uma situação de sedentário, um praticante regular deve ir aumentando a intensidade progressivamente, de modo a que o organismo possa assimilar o treino e adaptar-se aos novos estímulos.

Aconselhamos sempre, uma ida ao médico para saber se está tudo bem, antes de iniciar um programa de exercício físico. Na avaliação física inicial que fazemos, também medimos a Frequência Cardíaca em Repouso, dado fundamental para o planeamento do treino.

Relógio no pulso para medir a frequência cardíaca em repouso e durante o treino.


Nós insistimos sempre muito nesta questão. Quem quer alterar os seus hábitos, precisa de fazer um trabalho mental, em simultâneo com o processo de treino. Há que compreender que há uma fase que vai ser difícil e que sem passar a primeira grande barreira de dificuldade, os resultados não aprecem. No treino não há magia nem milagres, há realidade, consciência e vontade. Pode medir a sua frequência cardíaca em repouso contando as pulsações durante 10 segundos, o valor que der é multiplicado por seis.

Fiquemforma - Personal Trainer, domicílio, Outdoor, video-chamada. Imagem onde se pode ver uma mulher a treinar abdominais num parque com a ajuda de um treinador
Dê o primeiro passo

Marque já a sua primeira aula completamente gratuita

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Artigos Semelhantes