Anorexia e bulimia

Uma peça de fruta, olha-se ao espelho, e vê, uma outra peça diferente.

Algumas pessoas que sofrem de Anorexia e bulimia até têm uma relação próxima com o treino. A grande questão aqui é que em ambos os casos existe uma grande instabilidade orgânica e nesse sentido é impossível atingirem quaisquer resultados, por muito que se esforcem. Como temos vindo a falar em diversos artigos, a alimentação também é sinalização, é como se fosse comunicação orgânica e efectivamente, nestes casos é muito difícil recuperar dos treinos e haver ganhos metabólicos, visto que o organismo está sempre em sobrecarga.

Anorexia Nervosa

Esforço obsessivo de perder peso e ficar magro(a), inanição.

Sinais:

  • Perda de peso drástica;
  • Preocupação com comida, calorias e peso;
  • usar roupas largas ou em excesso;
  • prática de exercícios de forma rígida e exagerada;
  • Alterações de humor e a evasão de actividades sociais
    que envolvam comida.

Bulimia

Comer muito e de forma compulsiva e depois usar algum método de purgação como vómito, diuréticos, laxantes ou exercícios em excesso. Aqui há uma fronteira clara entre anorexia e bulimia.

Sinais:

  • Preocupação excessiva com o peso;
  • Preocupação com comida, calorias e peso;
  • ir à casa de banho após as refeições;
  • temperamento depressivo;
  • dietas restritas seguidas por “ataques de fome” compulsão de comer e críticas crescentes a respeito do corpo.

Que diferenças entre a Anorexia e bulimia

A Anorexia nervosa com a prática de um ou mais comportamentos bulímicos. É importante ressalvar que a presença de um ou dois destes sinais não indica necessariamente a presença de um distúrbio alimentar. Diagnósticos definitivos devem ser feitos por profissionais aptos para o efeito.

A anorexia e a bulimia levam à inanição e à desidratação, que podem resultar em perda da força e vigor muscular, diminuição do poder aeróbio e anaeróbio, perda da coordenação motora, comprometimento da capacidade de julgamento e outras complicações que prejudicam a saúde. Esses sintomas podem ser evidentes desde o princípio ou podem demorar até se tornarem aparentes.

O acompanhamento psicológico pode ser uma grande ajuda para ultrapassar a situação de anorexia e bulimia, nomeadamente a psicoterapia e a psiquiatria. Pensamos que a realização de análises clinicas regulares também podem, de certa forma, contribuir para a tomada de consciência de que é necessário fazer diferente para salvaguardar a saúde. Em suma, o acompanhamento psicoterapêutico, médico e o treino podem em conjunto fazer a diferença. Fonte: ACSM

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Artigos Semelhantes