São precisos 6 meses para saber se estamos perante um atleta

Métodos de Treino, Regularidade, Intensidade de Treino, Performance, Resultados, Condição Física.

Segundo a Psicologia do Desporto, são necessários 6 meses de prática regular de exercício físico para considerar que um individuo é praticante de exercício.
Numa primeira fase há a tendência para quem adere a um programa de treino, em achar que já é um atleta. Infelizmente o nosso organismo não acompanha essa crença. Só depois de preparar o organismo para poder melhorar a performance é que podemos considerar que está no bom caminho. Os músculos, articulações, tendões, ossos, aparelho cardiovascular, músculos inspiratórios e expiratórios vão sofrer um processo adaptativo que demora algum tempo até que se possa sujeitar ao aumento da carga, volume e intensidade do treino. Paralelamente, a dimensão psicológica é absolutamente determinante para ter a força bastante para resistir e superar as dificuldades desta fase, que consideramos ser a fase mais importante da transformação do aspirante em atleta.

Só após esta fase estar consolidada é que podemos considerar que um individuo é efectivamente praticante de exercício físico.

Portanto, só ao fim de seis meses de treino é que podemos perceber se estamos perante um atleta ou perante uma pessoa que tentou aderir ao treino e que desistiu.
Na verdade muitas pessoas desistem neste período e desenvolveram um padrão de tentativa e desistência que permanece ao longo da vida e só será alterado com uma mudança de atitude mental e psíquica, onde o papel do personal trainer pode fazer a diferença.

Artigos Semelhantes