Vai ao ginásio? Largue o telemóvel!
Quando se entra no ginásio e se é treinador ambiente não é de treino. Se vai ao ginásio para treinar, largue o telemóvel!
Uma parte considerável das pessoas, na sala de musculação, faz uma série de aproximadamente 40 segundos e fica 3, 4 minutos, pelo menos, no telemóvel. O foco deixou de ser o treino e passou a ser esta relação com o telefone.
Não sendo o treino de musculação um treino cardiovascular, em que tenhamos de estar em contante actividade, sem repouso, é conveniente não descansar muito entre os exercícios e entre as séries. Fundamentalmente, seja para o desenvolvimento da resistência ou da força muscular temos de dar desconforto ao músculo, e por conseguinte, devemos descansar o tempo suficiente para conseguirmos realizar a próxima série de exercícios.
Controlar rigorosamente os tempos de repouso é importante? Largue o telemóvel!
Esta variável é muito importante e por não haver um controlo directo do tempo de descanso fica mais difícil de respeitar. É aqui entra o telemóvel, se estiver mais tempo no telemóvel do que a realizar a série está completamente fora dos objectivos do treino, sejam eles perder peso ou tonificar.
Para além do mais, quando leva o telefone para o treino e o usa permanentemente significa que o seu foco não está no treino, mas sim no telefone. Para que a sessão de treino seja proveitosa, o seu foco deve estar em absoluto no treino. A distracção provocada pelo uso do telefone faz com que o treino se torne demasiado fácil porque não consegue respeitar os tempos de repouso entre séries e exercícios.
Se vai ao ginásio, leve um Mp3 e largue o telemóvel!
Crie um ambiente na sua cabeça que aumente o seu foco para que quando vai ao ginásio treine, efectivamente. Existem muitas pessoas que vão ao ginásio que não treinam. Os exercícios são realizados com pouca carga, ou são realizados incorrectamente, ou não são respeitados os tempos de repouso.
Portanto, quando for treinar deve ficar atento a estas variáveis (carga, correcção e repouso).
Se o ângulo em que o exercício é realizado não for respeitado, o músculo não faz a contracção em toda a sua plenitude.
Por vezes, esta situação ocorre porque a carga é excessiva ou até mesmo insuficiente. A carga deve permitir a realização das repetições, sem perder a correcção postural durante a execução do movimento.
Para além do mais, geralmente as pessoas que tem dificuldades com estas três variáveis, também são as pessoas que têm uma actividade bastante irregular, nunca conseguido efectivamente avançar e atingir objectivos levando-as à frustração por não conseguirem atingir resultados.
Bons treinos e largue o telemóvel!