Perder gordura com treinos de 30 minutos

Na Fiquemforma não acreditamos em treinos de 30 minutos e pensamos que não é sério defender que 30 minutos é tempo suficiente para trabalhar as três componentes que devem fazer parte de qualquer treino: aquecimento, parte fundamental e retorno à calma. Hoje existe uma espécie de teorias pronto-a-vestir para cooptar as pessoas que jamais iriam aderir a um programa de exercícios se o tivesse de encará-lo com seriedade (treinar 5 horas por semana, vigorosamente e comer limpo), sem alterarem todas as circunstâncias que as levaram a ficar com excesso de peso e obesidade. A única excepção, em termos de benefícios, para os treinos de 30 minutos é o treino cardiovascular, marcha e corrida.

Aumentar o metabolismo dos lípidos com treinos de 30 minutos?

O que nos diz a Fisiologia do exercício é que o recrutamento e participação do metabolismo das gorduras só começa a ter participação a partir dos 20 minutos. Quando o objectivo é perder gordura, não faz sentido pensarmos em treinos de 30 minutos. Desde logo, porque as pessoas que têm excesso de peso e obesidade também podem ter outros riscos que derivam da sua saúde cardiovascular e osteoarticular. Portanto, nesses casos, devemos garantir um bom aquecimento, uma subida gradual da frequência cardíaca, para que a carga de treino possa aparecer, mas em segurança.

Mulher a treinar na rua. Aderiu a treinos de 30 minutos

Musculação versus Treino Aeróbio

A teoria de que a musculação faz crescer a massa muscular e por essa via a pessoa que tem excesso de peso ou obesidade vai utilizar mais gorduras e dessa forma vai emagrecer faz sentido, mas tem pouca correspondência prática, dado que o perfil “utente do ginásio” não é treinar 5 a 6 vezes por semana, todas as semanas.

Normalmente estas populações não têm os 3 factores chave para conseguirem atingir resultados com a musculação: controlo neuromuscular; espírito de sacrifício e regularidade consistente. Neste sentido, entendemos que o trabalho deve ser delineado em quatro frentes: força, aeróbio, mobilidade articular e flexibilidade. Se pensarmos em resultados sustentados, temos sempre de considerar nestas quatro dimensões, para além dos resultados de perda de gordura, garantimos também a saúde do praticante. Os treinos de alta intensidade em pessoas que querem perder gordura podem dar mau resultado, o risco de lesão é elevado e a probabilidade de interrupção da prática é muito elevada.

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Artigos Semelhantes