Dicas para começar a treinar
Hoje, o conhecimento está disponível e acessível para todas as pessoas que queiram começar a treinar. Os malefícios do sedentarismo, bem como os factores de risco são sobejamente conhecidos. É simples, quem conjuga inactividade física, tabagismo, intoxicações alcoólicas e má alimentação está a aumentar as possibilidades para ter problemas de saúde, nomeadamente, doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto, nos tempos que correm, levar um estilo de vida sedentário é cada vez mais uma escolha. Ter um estilo de vida saudável é uma escolha, tal como ter um estilo de vida repleto de factores de risco.
Caracterize a sua alimentação e a sua actividade, antes de começar a treinar
Ter uma opinião fundamentada sobre os seus hábitos de vida é fundamental para que possa alterá-los e começar a treinar. Para além disso é importante saber que a espécie humana evoluiu mexendo-se, só mesmo no último século é que a nossa actividade física diminuiu para níveis absurdos. Estar parado é algo que não nos é natural e essa é a razão pela qual adoecemos. Ingerir calorias e não as usar é algo que nos coloca facilmente numa situação de excesso de peso. Portanto, ter consciência destes aspectos é fundamental para a tomada de decisão.
Para além disto é importante entender que a comida não é toda igual e é bastante diferente ingerir alimentos compostos por boas proteínas, gorduras saudáveis e hidratos de carbono complexos, do que fazer refeições de hidratos de carbono simples, isoladamente, como no caso dos doces. Os doces são uma tragédia nutricional, bem como as comidas processadas. Há então razões que estão claramente identificadas para que as pessoas tenham problemas de saúde.
Comece por realizar uma avaliação física
Antes de começar a treinar é importante ir ao médico para perceber como está a sua saúde cardio-respiratória, o seu colesterol, a sua glicémia, bem como os restantes indicadores de saúde. O check-up é um passo fundamental para que possa mudar o seu estilo de vida, em plena segurança. Para além da ida ao médico, antes de iniciar o seu programa de treino, deve consultar um personal trainer no sentido de fazer uma avaliação da composição corporal. Deste modo consegue medir a sua evolução e compreender qual é o resultado do seu esforço.
Plano alimentar
Antes de começar a treinar, peça ajuda a um nutricionista, identifique as suas necessidades e cumpra o seu plano alimentar, consistentemente. A alimentação funciona muito por sinalização, é assim que o nosso organismo a entende. Portanto, na verdade, através da alimentação nós damos uma sinalização ao nosso organismo para cuidar da massa muscular ou para ganhar gordura. Na Fiquemforma consideramos sempre as duas dimensões: nutrição e treino. Os personal trainers têm sempre o cuidado de ir discutindo com os alunos os aspectos relacionados com o treino e com a alimentação, sem nunca esquecer a hidratação e repouso.