Como controlar o colesterol?

O inimigo da saúde, o colesterol. Controlar o colesterol é de facto possível. Quando conjugamos um aumento da intensidade do treino com uma alimentação limpa, temos valores de colesterol normais.

Partilhamos por aqui a história de uma cliente da Fiquemforma a que vamos chamar de Maria. A Maria durante toda a vida adulta teve colesterol elevado, os médicos foram-lhe dizendo que é um colesterol genéctico e efectivamente era, a sua mãe também teve sempre colesterol elevado e usava medicação. Entretanto, com a adesão ao serviço de personal training da Fiquemforma, Maria, passou a aumentar a intensidade dos seus treinos, incluiu o trabalho de força conjugado com o trabalho cardiovascular e os resultados das análises começaram a modificar-se. Houve um factor determinante, os treinos autónomos de cardio.

Na Fiquemforma não damos apenas os treinos personalizados presenciais, facultamos aos nossos clientes os planos de treino online e nesse sentido interviemos nos treinos aeróbios. Então, Maria tinha o hábito de realizar marcha com as amigas, porém o ritmo das amigas era inferior ao de Maria, que já tinha capacidade para correr. Nesse sentido, começamos a introduzir um pouco de corrida nos treinos personalizados e prescrevemos também corrida, com alteração de ritmos, nos treinos online. Os resultados das análises foram surpreendentes.

É possível controlar o colesterol?

Sim, é possível, desde que a conjugação entre alimentação e treino seja consistente. Maria deixou os fármacos e hoje toma apenas um medicamento vegetal. Controlar o colesterol não é uma nada transcendente, se houver uma boa prescrição de exercício físico e de nutrição, os resultados aparecem. A não ingestão de alimentos processados como hambúrguer é fundamental para manter o sangue limpo.

Um prato com um hambúrguer, batatas fritas. Ao lado 3 tomates e uma alface. Tema do artigo: controlar o colesterol.

Intensidade do treino cardiovascular para controlar o colesterol

Este é um dos pontos determinantes. É fundamental estar em zonas de desconforto para que o organismo se adapte e possa realizar esforços mais intensos que tenham implicações directas nos níveis de colesterol. As caminhadas não devem ser realizadas com a mesma atitude de quem vai passear, tem de haver intenção de acelerar o ritmo cardíaco que pode e deve ser medido durante a caminhada, usando uma banda cardíaca ou um relógio com leitor de frequência cardíaca.

fiquemforma - simulador

Experimente
o nosso

Fiquemforma - Programas de treino
Treino personalizado

Conheça os programas de treino Fiquemforma

Artigos Semelhantes