Perder peso, sim! Mas gordura ou músculo?

Mulheres, adiposidade, coxas, glúteos, barriga.

Se fosse fácil alterar a composição corporal, perder gordura e aumentar a massa muscular, existiriam menos quantidade de pessoas com obesidade e excesso de peso. É muito fácil, hoje em dia, colocar numa tijela mínima 400 ou 500 calorias e comer em 5 minutos. O grande problema é que as calorias dos açúcares e gorduras saturadas vão sendo acumuladas no organismo. As pessoas vão aumentando o seu peso progressivamente, ao longo da vida porque acumulam muito mais energia do que a que gastam. Uma das grandes resistências que os personal trainers da Fiquemforma encontram nas pessoas que nos procuram para ter treino acompanhado é que querem atingir resultados sem alterar significativamente a condição física. Nós explicamos sempre que para se atingir resultados temos de gastar mais calorias do que as que ingerimos e que para utilizar a gordura acumulada é preciso que o treino seja vigoroso e é basicamente aqui que está a chave para o sucesso da perda de peso.
Muito se fala sobre treino pela internet a fora. Há teorias para todos os gostos, mas quando falamos de resultados, as análises ficam mais fáceis.

Quem atinge resultados?

Composição corporal, massa gora, alimentação, personal trainer

São sempre as pessoas que treinam com a intensidade suficiente para entrar na zona cardíaca de queima de gordura, o resto são fábulas.
Ao longo de diversas publicações temos vindo a falar sobre a importância de medir o ritmo cardíaco. Existem diversos modelos de treino para diferentes objectivos. Quando o tema é a perda de peso, por mais teorias e discussões sobre o melhor método, o nosso organismo só percebe uma linguagem, a da intensidade. Se a intensidade não for suficiente para alterar a Frequência Cardíaca não vamos conseguir recrutar as gorduras como combustível, durante o treino. O Treino Funcional em conjunto com circuitos cardiovasculares e o treino aeróbio isolado de actividades cíclicas como a marcha, corrida ou ciclismo são excelentes para conseguirmos perder gordura.
Os treinos devem sempre ter em linha de conta também a importância do envolvimento dos grandes grupos musculares para garantir por um lado o reforço desses músculos e por outro a elevação da frequência cardíaca.
O Treino Funcional para além se ser um excelente método para conseguirmos perder gordura é também um excelente método para garantir uma estrutura física que nos permite treinar sem lesões e alcançar resultados sustentáveis.
Lutar contra os mitos. Os mais clássicos talvez sejam que os abdominais tiram barriga e as dietas da moda que são apresentadas sob o rótulo de rápidos resultados.
Esta pergunta é muitas vezes colocada e é sem dúvida um dos mitos do treino. São sempre os exercícios de carácter geral que degradam a gordura localizada. Podemos ter uma parede abdominal muito bem trabalhada, contudo a película de gordura teima em desaparecer. Equilibre os seus treinos cardiovasculares e os seus treinos de força. Se tem gordura para perder aposte no equilíbrio dos dois tipos de treino e garanta que o treino é vigoroso.
Existem imensos mitos a que as pessoas aderem por serem apresentados como soluções fáceis e rápidas.

Já dissemos várias vezes e continuamos a afirmar: não há perda de gordura sem uma dieta adequada e sem treino.

O que há é perda de peso por via da massa muscular, o que é péssimo para o metabolismo. Portanto quando as pessoas perdem massa muscular o organismo fica ainda menos capaz de degradar as gorduras acumuladas, visto que o sistema muscular humano é em si mesmo um motor de queima de gordura. Se a massa muscular tiver nos níveis adequados a gordura será usada em maior quantidade, logo será mais difícil engordar e o contrário também é válido. Há muitos casos em que as pessoas gastaram imenso dinheiro nas dietas miraculosas e o que conseguiram foi perder o que de bom tinham, o tecido muscular. Entretanto passaram a vestir números de calças mais pequenos, mas passado algum tempo recuperam o peso que tinham, fundamentalmente, à custa da massa gorda, o que leva a uma enorme frustração de quem tentou perder gordura sem esforço físico.
Já é possível treinar sem sair de casa, o personal trainer da Fiquemforma já vai ter consigo a casa para os treinos presencias e prescreve também os seus treinos a partir de uma plataforma de treino online para poder treinar autonomamente também. Quer o programa seja perder peso, tonificar, pré-parto, pós-parto, correcção postural, é perfeitamente possível treinar em casa ou na rua e ver resultados. Os personal trainers levam o material necessário para o desenvolvimento do programa escolhido e planeiam os treinos com base numa avaliação física detalhada. Desta forma não existem mais desculpas para não realizar os seus treinos. Para além das questões logísticas propriamente ditas, os treinadores da Fiquemforma dão diversas informações aos seus alunos no que toca à alimentação e à fisiologia de treino. Estas informações têm um carácter pedagógico muito importante, pois são elas que levam o aluno a interessar-se por compreender os processos metabólicos e fisiológicos associados ao treino e desta feita é mais fácil criar um compromisso entre o aluno e o treino, que é a condição fundamental para haver uma melhoria da condição física. As informações que são dadas têm base científica e pretendem também desfazer os mitos associados ao treino. O treino e o desenvolvimento das capacidades físicas nunca é um processo fácil, acarreta sempre dificuldades, contudo o corpo humano tem uma capacidade enorme para se adaptar a novos estímulos. O papel pedagógico dos nossos treinadores é integrado no treino, pensamos que esta prática é determinante para o empenho que os clientes colocam nos seus treinos.
Cada vez existem mais soluções e opções. Na Fiquemforma mantemos os padrões de qualidade elevados e disponibilizamos de uma Plataforma de Treino Online onde acompanhamos os nossos clientes em permanência.
O planeamento é integrado e quando o cliente treina, com ou sem PT, está a seguir o seu plano pessoal. Para um programa de 6 sessões mensais, em 2 das 4 semanas do mês o cliente treina 2 vezes com PT e nas restantes treina 1 vez. Em todas as semanas o cliente tem mais 3 Treinos Online e o treinador sempre a motivar e a “chatear” para que o cliente cumpra o plano. Não existem fidelizações, nem obrigações para renovar a mensalidade.
Parte da frustração de quem tenta atingir resultados deve-se ao desconhecimento sobre o funcionamento do metabolismo humano. Quando o praticante tem todas as informações em seu poder é mais fácil responsabilizá-lo para criar a consistência necessária para que os resultados apareçam de facto. No treino a consistência e a regularidade são as duas peças mais importantes da engrenagem.

Marque a sua sessão experimental gratuita.

Artigos Semelhantes